BH Recicla

Você sabe o que é Economia Circular? Conheça o conceito!

Se você, como nós, vive pensando em meios de ajudar o Planeta e incentivar os outros a fazerem o mesmo, já deve ter chegado a um dilema: como tornar a sustentabilidade interessante para quem detém o poder? Você sabe o que é Economia Circular?

Essa é uma dúvida que surge porque, apesar de nossas boas intenções, sabemos que algo extra — além do desejo de preservar a natureza — precisa fazer parte dessa história. E é para responder a essa dura realidade que a economia circular aparece como alternativa.

Por causa dela, empresas de diferentes nichos estão aprendendo que vale a pena reciclar e reaproveitar materiais tanto para poupar recursos e proteger a vida na Terra, quanto para a economia como um todo. Quer saber mais? Acompanhe!

Nada se perde, tudo se transforma: o que é economia circular

O nome apresenta a dica, economia circular tem relação com ciclo, com aquilo o que retorna e pode ser utilizado novamente. Por isso, o termo e a prática carregam a ideia de que não precisa ser desperdiçado uma vez que é possível encontrar maneiras de transformar aquilo o que seria lixo em algo útil de novo.

Isso inclui o reaproveitamento de produtos que, há tempos, aprendemos a classificar como recicláveis — papel, plástico, vidro e alumínio. Mas o destaque vai para o lixo eletrônico e, também, para os resíduos sólidos.

A razão está no fato de que esses materiais são amplamente utilizados na indústria e, portanto, seu reaproveitamento, reciclagem e transformação podem ser altamente rentáveis. E é esse fator que faz da economia circular uma prática atraente para o mercado. Vale saber que o e-lixo, por exemplo, tem boa concentração de minérios nobres e valiosos!

Quanto menos lixo, melhor: Como adotar e incentivar essa prática

O consumidor tem cada vez mais voz e influência nas decisões das empresas, seus produtos e serviços. Felizmente, a consciência coletiva quanto a importância dos cuidados com o Planeta segue numa crescente e, por isso, as pessoas estão mais atentas e mais exigentes quanto àquilo o que consomem.

Isso significa que o seu comportamento pode contribuir para que a economia circular se torne uma prática cada vez mais comum no país.

Para tanto, vale fazer você mesmo a separação do lixo eletrônico produzido em sua casa e incentivar familiares, vizinhos e colegas de trabalho a fazerem o mesmo. Há postos de coleta espalhados pela cidade e, ainda, é possível contar com o apoio da BH Recicla para ter o e-lixo recolhido e destinado corretamente.

  • E como descartar seu lixo eletrônico ajuda?

Quanto mais as empresas perceberem que as pessoas estão agindo para incentivar a reciclagem e o reaproveitamento do lixo, mais interessadas em fazer parte da causa elas estarão!

Assim, além de darem mais atenção à destinação dos próprios resíduos, as empresas estarão mais atentas a outras práticas que favorecem a economia circular.

É importante saber que, para além da reciclagem, é preciso pensar no processo produtivo e no design do produto, já com o objetivo de manter o valor e a capacidade de reutilização dos materiais utilizados.

O Brasil e a economia circular: conheça empresas engajadas nesta causa

A adoção de práticas que sustentem a economia circular depende de diversos fatores, incluindo a tecnologia necessária para a reciclagem e reaproveitamento da matéria, leis e incentivos governamentais. E, como se pode imaginar, dar andamento a tudo isso não é tarefa fácil.

Mas tem gente agindo! Junto a outras financiadoras de projetos, a Finep (empresa pública de fomento à ciência, inovação e tecnologia), está representando o Brasil em um consórcio que visa o desenvolvimento de soluções de economia circular. Uma interessante oportunidade para que o país impulsione as pesquisas em favor da causa.

Além disso, apesar das dificuldades, já existem empresas que são adeptas da prática. Um caso a se destacar é o da Votorantim, que recebe dinheiro para lidar com o lixo gerado por outras empresas e segue investindo em tecnologias que possibilitam o coprocessamento de resíduos.

É interessante mencionar, ainda, a Nat.Genious e o Sintronics (Centro de Inovação e Sustentabilidade em TI). Criadas respectivamente pela Embraco e pela Flex, essas empresas contribuem para o desenvolvimento da economia circular no Brasil, reaproveitando e desenvolvendo tecnologias para a reciclagem dos materiais coletados.

Gostou do nosso post sobre economia circular? Então não deixe de compartilhá-lo com os amigos nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMO 1

Declara para todos os fins legais que o objeto desta coleta pertencente única e exclusivamente a você, DOADOR, na qual expressa estar sob sua total responsabilidade a comprovação da origem do objeto, bem como estar livre de quaisquer ônus ou litígios

TERMO 2

Falar com a BH Recic
A BH Recicla te ajuda! #sustentabilidade
Olá 👋
Podemos te ajudar?