Cada vez mais a discussão sobre consumo consciente e eficiência energética faz parte do dia a dia das pessoas e organizações. Seja no cotidiano de um consumidor responsável ou no planejamento de uma grande indústria é muito importante buscar maneiras mais eficientes de chegar aos mesmos resultados (ou a melhores resultados) gastando menos energia.
De acordo com uma pesquisa realizada pela gestora de energia Comerc, a indústria brasileira poderia economizar mais de R$4 bilhões ao adotar medidas mais eficientes de consumo de energia elétrica. Quer entender melhor como isso é possível? Então continue lendo!
O que é eficiência energética
De acordo com o dicionário, eficiência é a “capacidade de ser efetivo […], de conseguir o melhor rendimento com o mínimo de erros e/ou dispêndios”. Quando aplicamos isso ao consumo de energia pela indústria fica claro que o desafio é conseguir chegar aos mesmos resultados com menos esforço.
Diversas medidas podem ser adotadas para garantir uma maior eficiência no gasto de energia elétrica da indústria. Desde a adoção de sensores de luz até o reaproveitamento do calor gerado pelas máquinas, existem diversas soluções interessantes. Confira algumas delas:
- Otimizar e controlar melhor a iluminação de edifícios;
- Aproveitar melhor a iluminação natural;
- Recuperar a energia térmica em compressores de ar;
- Substituir motores convencionais por outros de alto rendimento;
- Otimizar condições de funcionamento de equipamentos;
- Eliminar fugas de fluidos quentes sempre que possível;
- Aproveitar combustíveis ou fontes de calor residuais para geração de energia;
- Implementar sistemas de gestão de energia nos diversos setores da organização.
Uma mudança de paradigmas
Para que um projeto de eficiência energética seja realmente eficiente é preciso mudar diversos paradigmas dentro da organização. Investimentos que à princípio podem parecer um custo, como a adoção de sensores de luz para evitar desperdício ou a compra de motores mais eficientes, representam uma grande economia a longo prazo.
Até mesmo os projetos arquitetônicos podem ser pensados desde sua origem para que o próprio espaço físico ajude a otimizar a produção e aproveitar melhor o consumo de energia elétrica dentro daquele espaço. Mais do que investir em energias renováveis, eficiência energética é repensar a maneira como gastamos a energia produzida!
Um ciclo em função do meio ambiente
Além de contribuir diretamente para os resultados financeiros da empresa no longo prazo, investir em eficiência energética é fundamental para o Planeta Terra. Ainda segundo o estudo da Comerc, os mesmos R$4 bilhões de economia da indústria brasileira representariam 6 milhões de toneladas de CO2, o equivalente ao plantio de 42,63 milhões de árvores.
Esses números demonstram como os ganhos financeiros estão diretamente associados aos benefícios para o meio ambiente. O mesmo acontece no caso da reciclagem e da desmobilização empresarial, onde meio ambiente e empresas saem ganhando ao mesmo tempo!
A BH Recicla oferece todo o suporte necessário para que a sua empresa consiga desmobilizar materiais da maneira mais segura e econômica. Quer entender melhor como isso é possível? Então entre em contato com nossa equipe e agende uma visita!