BH Recicla

Você sabe o que é minimalismo? Conheça esse estilo de vida!

Nos últimos anos, o minimalismo ganhou forças como uma alternativa a um estilo de vida de consumo exacerbado. O objetivo? Buscar uma vida mais equilibrada baseada no consumo consciente e em escolha sustentáveis.

Para o movimento minimalista, menos é mais. Se você ainda não sabe o que isso realmente quer dizer, chegou ao post certo. De quebra, nós ajudaremos você a entender que é possível adotar ideias que vão de encontro ao minimalismo, ainda que você não esteja preparado para uma mudança completa!

O que é o minimalismo, afinal?

null

Viver apenas com o essencial. Essa é uma das ideias centrais daqueles que aderem ao movimento minimalista e o adotam como estilo de vida. Uma realidade que carrega consigo um leque amplo de possibilidades.

O minimalismo pode estar presente na arquitetura, por exemplo, ditando a construção de espaços mais funcionais e abertos para minimizar o uso de materiais e menos “abarrotados” de itens de mobiliário e decoração.

Pode também estar presente em aspectos mais simples, mas capazes de mudanças significativas, como o nosso guarda-roupas e outros espaços de nossas residências. Em 2019, a Netflix lançou a primeira temporada da série Ordem na casa com Marie Kondo, uma série que ajuda a entender como uma organização eficiente pode favorecer a redução do consumo em casa.

Quais as vantagens do minimalismo?

null

O movimento minimalista vai de encontro à ideia de que não devemos apoiar nossa felicidade e realização na conquista de bens materiais. Assim, passa por entender que é possível ser feliz sem precisar comprar tanto, o que nos remete à já mencionada frase “menos é mais”.

Por um lado, adotar essa praticidade pode ajudar na redução de gastos supérfluos e até em uma mente mais saudável. Isso porque o minimalismo é uma forma de se livrar de sensações como a “necessidade” de ter aquele tênis ou aquele celular de última geração que se repete a cada lançamento de um novo produto.

Tudo isso se encaixa bem àquilo o que chamamos de consumo consciente, que envolve “a utilização dos bens até o fim de sua vida útil”, a preferência por produtos e serviços ecologicamente corretos e o envolvimento em medidas de reciclagem.

Assim sendo, o minimalismo pode ser benéfico para as pessoas e é positivo para o Planeta.

Pequenos gestos “minimalistas” de grande impacto

null

O movimento minimalista prevê uma mudança de estilo de vida em que os adeptos buscam reduzir o consumo em todas as áreas de sua vida. Certamente, é algo que pode ser desafiador, mas ninguém precisa se sentir desmotivado por não estar preparado para algo que veja como radical.

É possível adotar pequenas mudanças de hábito que podem ter grande impacto a seu favor e a favor do meio ambiente. Como mencionamos, o minimalismo atende à princípios do consumo consciente e todos nós podemos dar mais atenção ao tipo e origem de produtos que consumimos para reduzir a geração de lixo, por exemplo.

Outra ideia é apostar na separação do lixo em casa para enviar a centros de reciclagem. Algo que, inclusive, pode contar com a ajuda da BH Recicla, já que nós recolhemos gratuitamente o seu lixo eletrônico!

É possível saber mais lendo livros sobre minimalismo, além de acompanhar especialistas que falam sobre o assunto.

O que você acha do minimalismo? Pensa em adotar alguma mudança de hábitos? Compartilhe suas ideias conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMO 1

Declara para todos os fins legais que o objeto desta coleta pertencente única e exclusivamente a você, DOADOR, na qual expressa estar sob sua total responsabilidade a comprovação da origem do objeto, bem como estar livre de quaisquer ônus ou litígios

TERMO 2