BH Recicla

A agricultura sustentável como alternativa

A agricultura sustentável é uma forma de cultivo que respeita mais o meio ambiente, além de reduzir custos e elevar a produtividade. Falaremos a respeito dessa alternativa, sua situação no Brasil e o incentivo dado ao país pelo Banco Mundial.

Você já ouviu falar de agricultura sustentável, certo? E já se perguntou se essa forma de cultivo que respeita mais o meio ambiente é mesmo viável? Sabe qual é a realidade dessa alternativa no Brasil?

Quando publicamos o post Agrotóxicos: 12 coisas que você não sabia, apresentamos algumas ideias sobre a produção de alimentos no país e sobre a existência de cultivos que minimizam o uso de substâncias químicas.

O que é agricultura sustentável?

null

Como o termo indica bem, a agricultura sustentável é aquela cujo processo de cultivo de alimentos não prejudica (ou prejudica menos) o meio ambiente. E tudo aquilo que é sustentável considera o objetivo de que as atividades humanas não comprometam a disponibilidade de recursos para as gerações futuras.

Ainda, a agricultura sustentável segue a premissa de oferecer alimentos mais saudáveis. Algo que implica em usar o mínimo possível ou a não fazer uso de adubos químicos ou agrotóxicos.

Além de benéfica ao meio ambiente e à saúde dos seres humanos, esse tipo de cultivo também precisa ser economicamente viável. Essa questão costuma ser motivo de questionamentos de quem ainda não conhece o potencial da agricultura sustentável – e há estudos que indicam que a alternativa pode ser mais lucrativa para os produtores.

A viabilidade (econômica) da agricultura sustentável

O coordenador do Centro de Estudos do Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas, Roberto Rodrigues, afirma que “hoje, o produtor rural que fica com a produtividade abaixo da média quebra. No médio prazo, todos precisarão entrar no trilho da sustentabilidade. E quem não entrar vai cair fora. É um processo da própria economia”.

null

A agricultura sustentável é uma alternativa que tende a ser adotada por agricultores que têm maior capacidade de investimento. E, quando isso acontece, se mostra capaz de reduzir custos e elevar a produtividade da área de cultivo.

É interessante ter em mente que o aumento da demanda por produtos saudáveis estimula a mudança e faz com que o mercado pague um bônus por produtos orgânicos ou de culturas sustentáveis.

Considerando que o Brasil é um grande exportador de alimentos, é válido ressaltar também que há países mais engajados com as pautas ambientais que preferem importar alimentos com menos agrotóxicos. Algo que contribui para a viabilidade econômica da agricultura sustentável.

A agricultura sustentável no Brasil

O que talvez você não saiba é que a agricultura sustentável já é forte no Brasil. O programa “Agricultura de Baixo Carbono” (ABC) é uma ação que incentiva o produtor rural a combinar o cultivo à práticas de preservação ambiental e, graças a isso, a agricultura sustentável cresceu 27 milhões de hectares de 2010 a 2018.

O ABC funciona como uma linha de crédito específica para iniciativas e, portanto, como medida que faz com que essa forma alternativa de cultivo não seja possível apenas à poucos produtores.

null

Outras iniciativas vão surgindo. Em março de 2019, o Banco Mundial assinou um projeto que visa impulsionar a agricultura sustentável no país, mais especificamente, na Paraíba.

Aos produtores, os incentivos financeiros criam oportunidades para que atendam à uma demanda crescente do mercado por produtos mais saudáveis. Mas vale lembrar que a mudança também conta com a nossa participação enquanto consumidores, para que sempre que possível, dar preferência aos alimentos cultivados por processos mais sustentáveis.

Você já tem o hábito de buscar por produtos com menos ou nenhum agrotóxico? Conte-nos suas experiências!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMO 1

Declara para todos os fins legais que o objeto desta coleta pertencente única e exclusivamente a você, DOADOR, na qual expressa estar sob sua total responsabilidade a comprovação da origem do objeto, bem como estar livre de quaisquer ônus ou litígios

TERMO 2

Falar com a BH Recic
A BH Recicla te ajuda! #sustentabilidade
Olá 👋
Podemos te ajudar?