BH Recicla

A crise da água: 3 cidades que já estão sofrendo

Nós, seres humanos, além da crise da água temos um grande problema: por vezes, só nos preocupamos com algo quando somos afetados pela ocasião.

Com isso em mente, consideramos que um dos caminhos para despertar a consciência coletiva é apresentar realidades que estão mais próximas do que a gente imagina.

Grandes cidades, inclusive a poderosa São Paulo, já lidam com a crise da água. É dever de todos nós repensarmos a forma que consumimos esse recurso para que a situação não piore a ponto de se tornar crítica.

Para instigar a mudança, fizemos esta lista com 3 dentre as várias cidades que já sofrem com o problema. Veja só!

#1. Cidade do Cabo

crisedaagua cabo

Em 2018, uma grave crise hídrica colocou a Cidade do Cabo, na África do Sul, como a primeira com chances de ficar sem água potável no mundo. Naquele ano, os reservatórios que abasteciam os 4 milhões de habitantes chegaram a operar com apenas 20% de sua capacidade.

Parte do problema teve relação com uma prolongada escassez de chuvas, mas a existência de encanamentos fracos demais para aguentar a pressão da água – levando ao desperdício – também foi apontada como um fator decisivo.

O governo precisou limitar o consumo diário para 87 e depois para 50 litros de água por pessoa. Ao invés de tomar banhos convencionais, os habitantes da Cidade do Cabo passaram a usar jarras e baldes para fazer sua higiene.

#2. Cidade do México

Infelizmente, os 21 milhões de habitantes da Cidade do México já estão habituados à escassez de água. A área onde a capital mexicana se desenvolveu contava com uma rede de lagos subterrâneos, mas o crescimento da área urbana levou ao esgotamento dessas fontes.

Um em cada cinco moradores da Cidade do México só tem água durante algumas horas por semana! Para outros 20%, o abastecimento só acontece ao longo de algumas horas por dia. Em muitas áreas, a água só chega por meio de caminhões-pipa.

Atualmente, cerca de 40% da água da cidade vem de fontes distantes, não existe um sistema de reciclagem ou coleta que funciona em larga escala. E, para piorar, estima-se que desvios e vazamentos sejam a causa de um desperdício de 40% da água que chega à região.

#3. São Paulo

crisedaagua saopaulo

Um levantamento recente do Instituto Trata Brasil revelou quais são os oito estados do país que mais desperdiçam água. Em geral, a situação está relacionada a “vazamentos, ligações clandestinas e falhas de leitura de hidrômetro”.

O desperdício em São Paulo fica dentro da média nacional de 38%, mas especialistas indicam que a possibilidade de sofrer uma crise da água serve de alerta para a maior metrópole brasileira.

Entre 2014 e 2015, São Paulo sofreu uma grave crise hídrica com o Sistema da Cantareira, seu principal conjunto de reservatórios, atingindo o menor volume em toda a sua história.

A forte seca foi um fator importante para a situação e, em dezembro de 2015, com a volta das chuvas, o nível dos reservatórios subiu. Porém, a ONU indicou que a falta de planejamento adequado também contribui para o problema.

Atualmente, a situação de São Paulo é melhor do que a vivida alguns anos atrás, mas a possibilidade de uma nova crise ainda existe. Em outras palavras, a capital está sofrendo “sem saber”.

Faça sua parte!

A água é um recurso natural renovável, mas seu processo de renovação não é tão rápido quanto nosso ritmo de consumo. Sendo assim, pequenas ações também fazem diferença e há medidas que todos podemos seguir.

Em geral, a produção de bens envolve o uso de água. Apostar no consumo consciente ou até no minimalismo pode ajudar. Além disso, vale saber que até o envio de materiais para a reciclagem tende a reduzir a produção, diminuindo o uso da água.

Outras ideias passam por adotar medidas como: fechar a torneira da cozinha enquanto ensaboa os louças, tomar banhos mais curtos e captar água da chuva para reutilizar em casa.

Pronto para ajudar a afastar a crise da água? Lembre-se de que você pode solicitar a coleta gratuita da BH Recicla para dar o destino certo ao seu lixo eletrônico!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMO 1

Declara para todos os fins legais que o objeto desta coleta pertencente única e exclusivamente a você, DOADOR, na qual expressa estar sob sua total responsabilidade a comprovação da origem do objeto, bem como estar livre de quaisquer ônus ou litígios

TERMO 2