Desde que um surto de Febre Amarela colocou Minas e outras regiões do país em alerta, muito se especulou sobre as possíveis causas do problema. Já parou para pensar que o lixo que produzimos pode ter relação com o aumento de casos da doença?
Como já sabemos bem, o acúmulo de lixo e o descarte inadequado de materiais favorecem a proliferação de mosquitos, dentre eles, o famigerado Aedes Aegypti que, além da Febre Amarela, transmite Dengue, Zika e Chikungunya.
Por isso, nós da BH Recicla consideramos importante esclarecer como dar mais atenção ao lixo produzido em casa ou no trabalho pode ser benéfico tanto para o meio ambiente quanto para nós. Veja só!
A produção de e-lixo e os casos de Febre Amarela
Pessoas e, sobretudo empresas com galpões a céu aberto, podem reconhecer esse cenário: materiais sem uso, incluindo seu lixo eletrônico, encostados em um canto, ocupando espaço e acumulando poeira.
Parece um simples caso de “entulho” que torna o ambiente mais feio e bagunçado, mas basta uma chuva para que o lixo acumule água e se transforme no ambiente perfeito para a proliferação de mosquitos. Essa é uma consequência do descarte incorreto tanto do lixo comum quanto do e-lixo.
Mas vale ter em mente, ainda, que o lixo eletrônico descartado de forma inadequada pode contaminar solos e água, comprometendo a fauna de um local e a degradação do meio ambiente está entre as causas apontadas para o surto de Febre Amarela.
A importância do descarte correto de e-lixo
Tanto por favorecer o acúmulo de água quanto por contribuir para o enfraquecimento do meio ambiente, o lixo eletrônico pode facilitar o aumento de casos de Febre Amarela.
O descarte correto do e-lixo beneficia o meio ambiente, sua fauna e flora, contribui para o desenvolvimento sustentável (a partir da reciclagem e do reaproveitamento de peças) e, como entendido, evita a criação de cenários favoráveis para a propagação de doenças.
Por isso, caso você tenha – em casa ou em sua empresa – lixo eletrônico em desuso que já virou entulho, lembre-se de que a BH Recicla faz a coleta desse material, ajudando a resolver essa questão para evitar problemas e favorecer a saúde de todos os seres vivos do planeta.
Atenção também ao lixo comum!
Como você já sabe, nossa empresa faz a reciclagem de lixo eletrônico. Mas isso não impede que falemos sobre a importância do descarte apropriado do lixo comum, não é mesmo!
Como se sabe, o acúmulo de qualquer tipo de lixo cria um cenário favorável para o mosquito transmissor de Febre Amarela. Por isso, evite guardar materiais em que permitam a retenção de água, sobretudo em ambientes abertos e mais sujeitos a ação das chuvas.
O lixo doméstico é recolhido pelo serviço de coleta em dias e horários que variam de região para região. E vale saber que entulho, madeiras e móveis velhos não são considerados lixo domiciliar e devem ser encaminhados a Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV).
Achou este post interessante? Então compartilhe com os amigos nas redes sociais!