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Escolhas-conscientes

O que é responsabilidade do consumidor?

Se você, como nós, é um defensor do Planeta, também deve achar muito legal quando empresas decidem adotar processos que agridam menos o meio ambiente em suas atividades. É do tipo de coisa que faz a gente sentir aquela pontadinha extra de esperança, não é mesmo?

A questão é que não podemos simplesmente esperar que as empresas se posicionem dessa forma. E é por isso que vamos falar aqui sobre responsabilidade do consumidor: uma forma de nós, através de pequenos gestos, contribuirmos para essa mudança tão importante!

Então, o que é essa responsabilidade do consumidor

É comum que pessoas preocupadas com o meio ambiente busquem mudar hábitos ou adotar determinadas medidas em seu dia a dia, como a separação de lixo para a reciclagem. E isso é muito bom!

Porém, é possível ir além e um dos caminhos é perceber que, enquanto consumidores, nós temos uma parcela de responsabilidade sobre o lixo gerado e nos impactos dos processos produtivos das empresas que nos fornecem bens e serviços.

Certamente, não temos condições de controlar tudo, mas podemos nos tornar mais conscientes a cada dia e, sempre que possível, dar preferência para marcas e produtos que tenham assumido o compromisso de reduzir seu impacto ambiental.

O Princípio dos 3Rs

Além disso, vale saber que o consumidor consciente, aquele que assume a sua responsabilidade em defesa do meio ambiente, busca cada vez mais seguir o Princípio dos 3Rs – Reduzir, Reutilizar, Reciclar.

Isso porque, aliar essa prática à escolha de empresas “verdes” (ou amigas do Planeta), só faz aumentar o impacto de nossas ações.

Assim, além de reduzir o consumo de bens e serviços que geram maior impacto ambiental, vale usar a criatividade e o bom senso para reaproveitar embalagens e encontrar novos usos para materiais que acabariam sendo descartados, por exemplo.

Como assumir essa responsabilidade pode ajudar o Planeta

Adotar uma postura mais crítica, dedicar um tempinho para pesquisar empresas, seus valores e condutas e, então, aprender a priorizar aquelas que dividem nossa preocupação com o Planeta é algo que dá, sim, um pouco de trabalho.

Esse, porém, é um passo muito importante para que, enquanto sociedade, sejamos capazes de incentivar uma mudança de comportamento real. À medida que acontece, essa mudança faz crescer empresas amigas do meio ambiente e, simultaneamente, aumenta a pressão sobre as demais, incentivando-as a mudar também.

Vale saber que existe até uma lei, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que funciona como acordo entre o poder público e o setor produtivo e determina que empresas se responsabilizem pela redução de resíduos e do impacto ambiental.

Sem dúvida, porém, considerando a máxima de que “o consumidor tem sempre razão”, nós temos um papel importante não só para tentar fazer a lei, mas para realmente promover essa mudança.

E com o lixo eletrônico, também existe responsabilidade do consumidor?

É possível ser um consumidor responsável também pensando na redução do lixo eletrônico, na reutilização e na reciclagem de componentes do e-lixo. Inclusive, como você já sabe, a BH Recicla pode te ajudar com essa última parte.

Nesse sentido, há uma série de medidas que você pode seguir, como, por exemplo, evitar lâmpadas fluorescentes (porque apresentam riscos maiores ao meio ambiente) e se lembrar de separar pilhas e baterias para o descarte correto.

Mas, pensando mais diretamente nas escolhas de consumo, você também pode procurar por empresas de eletrônicos que sejam consideradas “verdes”.

Para isso, vai uma dica: acessar o guia especial desenvolvido pelo Greenpeace que apresenta dados sobre as principais empresas de produtos eletrônicos do mundo.

Por meio dele, você vai saber quais dessas empresas se esforçam mais para, por exemplo, reduzir a quantidade de resíduos sólidos que produzem ou a quantidade de gases tóxicos que emite. E, então, vai poder dar preferência para aquelas que têm um desempenho melhor em favor do meio ambiente.

E então, você se considera um consumidor responsável? Deixe nos comentários uma dica ou prática que você adota e nos ajude a incentivar mais pessoas!

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