BH Recicla

7 motivos para você reciclar seu lixo eletrônico agora

O tema “reciclagem” não é novidade e os motivos para reciclar estão em pauta ultimamente!

Na maioria das vezes, porém, quando pensamos em reciclagem, lembramos de metais, papel, plástico e vidro e nos esquecemos de outros materiais, como lixo eletrônico!

Há muitos anos nossa sociedade conhece a ideia por trás dessa prática, que tem por objetivo reduzir o desperdício e o consumo de matérias-prima e incentivar o reaproveitamento de materiais.

A reciclagem do lixo eletrônico é realizada por empresas especializadas, preparadas para avaliar, separar e dar o destino correto a cada peça ou componente dos equipamentos.

Se você nunca parou para pensar sobre reciclagem do e-lixo ou, ainda, não sabe porque deve fazer isso, preparamos uma lista com 7 motivos para reciclar!

7 motivos para você reciclar seu lixo eletrônico agora

Tendo em vista a alta geração de resíduos pela sociedade, motivos para reciclar é o que não falta, especialmente se tratando de e-lixo.

Os equipamentos eletrônicos estão cada vez mais presentes na nossa vida e isso aliado ao problema da obsolescência programada, faz com que todo ano nós troquemos de celular ou computador, descartando os antigos.

A prova disso é um dado fornecido pela Anatel, para uma pesquisa feita pela F-Secure, que diz que 35% dos brasileiros trocam de celular todo ano%20e%20belgas%20(7%25).>).

Como resultado disso o Brasil é o líder de produção de lixo eletrônico na América Latina. Essa informação foi constatada por um estudo da Global e-Waste Monitor, conduzido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo esta pesquisa, o Brasil produz 1,5mil toneladas de lixo eletrônico a cada ano, e desse montante apenas 3% é enviado para a reciclagem.

Esses números são alarmantes e por si só já é um motivo para reciclar os materiais eletrônicos, mas vamos te dar mais 7 para te convencer!

1. Contribuir para a redução do lixo acumulado no planeta

Segundo a ONU, 99% dos itens que adquirimos são descartados dentro de seis meses, como efeito disso,a humanidade produz mais 2 bilhões de toneladas de lixo por ano. Bastante não é mesmo?

Para acomodar todos os moradores do nosso planeta, suprir os recursos explorados e acomodar todos os resíduos gerados seria necessário 70% de outro planeta Terra, o que está fora do nosso alcance.

Por isso, o principal motivo para reciclar é diminuir a geração de lixo eletrônico no planeta!

2. O descarte inapropriado é prejudicial ao meio ambiente

Produtos eletrônicos, desde pilhas e baterias a celulares, televisores e computadores, possuem em sua composição materiais pesados e tóxicos como o mercúrio, o chumbo, o cádmio e o berílio.

Se descartados de forma indevida ou junto ao lixo convencional, os componentes nocivos do e-lixo podem entrar em contato com o meio ambiente, contaminando solo e lençóis freáticos, por exemplo, apresentando riscos para a flora e para a fauna.

3. O descarte inapropriado também é nocivo aos seres humanos

Já pensou se os componentes nocivos dos equipamentos eletrônicos entrem em contato com o solo de uma área de cultivo, pastagem ou, ainda, com a água utilizada para o consumo humano?

O lixo eletrônico tem substâncias perigosas para a saúde humana, como é o caso dos metais pesados que são considerados carcinogênicos, ou seja, contribuem para o desenvolvimento de cânceres.

E o pior, estes metais ao entrarem no nosso organismo não são metabolizados, ou seja, nós acumulamos a exposição a eles ao longo da vida.

Essa é apenas uma visão de como o e-lixo não reciclado pode afetar a nossa saúde, quer um motivo para reciclar? Pense nisso como um gesto de autocuidado.

4. Liberar um espaço precioso em casa ou no trabalho

De celulares, impressoras, baterias, cabos, eletrodomésticos quebrados ou aquele fogão velho que você acabou de trocar, todo equipamento eletrônico sem uso termina por acumular poeira e ocupar espaço nas residências ou empresas.

Muitas vezes, não nos livramos desses aparelhos por não saber ao certo o que fazer com eles, gerando transtornos que poderiam ser evitados com a reciclagem.

Imagina o que você poderia fazer depois de liberar todo este espaço? Mais um motivo para reciclar!

5. Dar o exemplo

Contribuir para a preservação do planeta é dever de todos e para engajar a maior quantidade de pessoas nesta tarefa a melhor forma é ser o exemplo!

Ao adotar a prática da reciclagem compartilhe com as pessoas no trabalho, com seus amigos e nas redes sociais, alguma pessoa vai ser influenciada por você.

Se você tiver uma empresa, ainda pode lucrar com o marketing verde.

6. Contribuir para o desenvolvimento sustentável

Reciclar seu lixo eletrônico ajuda a passar para a indústria a mensagem de que a sociedade se preocupa com o destino e reaproveitamento de materiais.

Dessa forma, você contribui para estimular o uso de reciclados no processo produtivo, diminuindo o impacto negativo que o desenvolvimento pode ter para o planeta e para todos os seres vivos.

7. Estimular a economia

Dados divulgados pela ONU apontam que o mercado global de resíduos eletrônicos movimenta aproximadamente US$ 400 bilhões por ano.

O Brasil, porém, ainda recicla pouco – apenas 2% do seu lixo eletrônico.

O Ministério do Meio Ambiente estima que tornar a reciclagem uma prática comum no país contribuiria para a geração de até dez mil empregos e de cerca de R$ 700 milhões em recursos!

Quer motivo para reciclar melhor do que gerar riqueza para o nosso país?

Descarte de lixo eletrônico é com a BH Recicla!

A BH Recicla é uma empresa que promove soluções sustentáveis para o manejo de resíduos sólidos, incluindo o e-lixo.

Se você deseja descartar corretamente todos os equipamentos eletrônicos parados na sua casa é fácil! Basta entrar em contato conosco pelo nosso site e solicitar a sua coleta.

Nossa equipe agenda um horário de acordo com a sua disponibilidade, vamos até a sua casa e recolhemos todo o material gratuitamente.

Muito prático, não é? Mais um motivo para reciclar o seu lixo eletrônico agora.

Não perca tempo, faça a sua parte ajudar o meio ambiente!

Gostou deste material? Continue no nosso blog para saber como preservar seus aparelhos eletrônicos para eles durarem mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMO 1

Declara para todos os fins legais que o objeto desta coleta pertencente única e exclusivamente a você, DOADOR, na qual expressa estar sob sua total responsabilidade a comprovação da origem do objeto, bem como estar livre de quaisquer ônus ou litígios

TERMO 2

Falar com a BH Recic
A BH Recicla te ajuda! #sustentabilidade
Olá 👋
Podemos te ajudar?