A estilista Stella McCartney surpreende mais uma vez fotografando a sua linha de outono 2017 em um aterro sanitário na costa oriental da Escócia. Desde a criação de sua marca de luxo, a estilista é conhecida por seu ativismo ambiental e compromisso com o planeta, fazendo uso apenas de materiais sustentáveis para mais de 53% de suas criações.
Sem fazer uso de couro e nenhuma outra pele animal, a marca vegana quis chamar a atenção para temas como o consumo exagerado e o desperdício de materiais. Com a colaboração do artista Urs Fischer e cliques da fotógrafa Harley Weir, a campanha manda uma poderosa mensagem sobre a quantidade de resíduos produzidos globalmente a cada dia e os problemas que estamos deixando para as gerações futuras.
“A ideia foi retratar quem queremos ser e como chegamos a isso; nossas atitudes individuais e coletivas”, disse Stella ao portal WWD. “Nosso meio-ambiente construído pelo homem está desconectado de outras vidas e do planeta. É aí que ocorre o desperdício.”
Para realização da campanha, as modelos Birgit Kos, Iana Godnia e Huan Zhou foram clicadas entre carros enferrujados e toneladas de resíduos de plástico espalhados. Em parceria com a Parley for the Oceans e a Aquafil, a coleção fez uso do fio reciclado ECONYL, feito 100% de nylon reciclado das redes de pesca descartadas, além de outros materiais como algodão orgânico, pele falsa e viscose de origem sustentável.
Segundo a Ellen MacArthur Foundation, a produção de plástico irá triplicar até 2050. Se não forem tomadas medidas agora, em um futuro não muito distante, teremos mais plástico nos oceanos do que peixes.
“Nosso planeta tem um problema de resíduos e consumo excessivo, causando estragos ao nosso meio ambiente. Produtos projetados para uso único e descartáveis, principalmente de plástico, estão terminando nos aterros, com quase 300 milhões de toneladas de plástico produzidas a cada ano. É vital agir agora!”, disse Stella McCartney em um comunicado.