BH Recicla

Política Nacional de Resíduos Sólidos de A à Z

Se você, assim como nós, é um defensor do meio ambiente, provavelmente já viu algo sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) por aí. A lei é citada frequentemente em publicações diversas, mas nem todo mundo sabe do que se trata. É o seu caso?

Já adiantamos que a lei a se aplica a pessoas físicas e jurídicas, tanto no âmbito público quanto no privado. De qualquer forma, veremos mais detalhes em seguida.

Este post é para que você entenda como funciona essa Política de Resíduos Sólidos do Governo Federal e por qual motivo ela é tão importante para a nossa sociedade. Acompanhe!

Política Nacional de Resíduos Sólidos: o que é?

A PNRS foi instituída pela lei n° 12.305 e regulamentada pelo decreto n° 7.404, ambos do ano de 2010. Seu objetivo é a adoção de hábitos de produção e consumo sustentáveis, visando um desenvolvimento mais harmônico no planeta.

Para tanto, propõe práticas de reciclagem, reutilização de resíduos sólidos e destinação ambientalmente adequada dos rejeitos, visando minimizar os danos ambientais.

Quanto à reutilização, é importante lembrar que se trata de resíduos domésticos ou industriais que possam ser reciclados ou reaproveitados. Diferentemente, os rejeitos são os resíduos que já não podem ser reutilizados.

Diante disso, a Política Nacional de Resíduos Sólidos engloba os setores público e privado, contemplando pessoas físicas e jurídicas. A destinação adequada dos materiais descartados é, portanto, de responsabilidade de todos, tendo em vista que ações individuais refletem no coletivo.

Por que a PNRS foi criada?

O crescimento populacional e o desenvolvimento das sociedades têm grande impacto no meio ambiente. Para além da expansão do território urbano, as práticas produtivas e o uso intenso de tecnologias contribui para a geração de um volume crescente de resíduos.

Isso inclui o lixo eletrônico, que é composto por elementos tóxicos, geralmente envoltos em plástico. Podemos citar como exemplo o caso dos cartuchos e toners de impressora, itens que contêm corantes tóxicos e carbono em sua composição, o que os torna agressivos ao meio ambiente.

Infelizmente, o Brasil é o maior produtor de lixo eletrônico na América Latina, mas são diversos os tipos de materiais descartados diariamente. Seja em maior ou menor quantidade, o resultado é o acúmulo de lixo em locais indevidos.

Em sua maioria, esse lixo não tem o descarte apropriado e passa a representar risco para todos os tipos de vida do planeta: plantas, animais e seres humanos. A emissão de gases poluentes, a contaminação do solo e da água são amostras de danos causados pelo descarte inadequado dos mais diversos materiais.

Assim sendo, a Política de Resíduos Sólidos do Governo Federal foi criada com a finalidade de reduzir o impacto ambiental, social e econômico da crescente produção de resíduos no país.

Entenda como a PNRS funciona

A Política Nacional de Resíduos Sólidos tem como premissas a responsabilidade compartilhada e a logística reversa. Basicamente, a PNRS responsabiliza a todos que participam do ciclo de consumo pela redução da geração de resíduos, bem como reaproveitamento e descarte adequado.

Para isso dar certo, a PNRS firmou um acordo entre o poder público e o setor produtivo, importadores e distribuidores. Estes devem participar ativamente das ações propostas pela lei, e quem não cumprir o acordo está sujeito a punições, multas e até prisão.

Por essa razão, as instituições devem manter a transparência, ponto fundamental para assegurar o funcionamento da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Assim sendo, fabricantes precisam fazer a classificação e o descarte adequado de seus resíduos sólidos. Comerciantes, por sua vez, devem disponibilizar pontos de coleta desses materiais. E cabe aos cidadãos procurar esses e outros pontos para dar a destinação adequada ao lixo eletrônico que produzem.

Ordem de prioridade da Política Nacional dos Resíduos Sólidos

A PNRS estabelece uma ordem de prioridade quanto ao gerenciamento dos resíduos, afinal, não se trata somente da destinação final destes. Conforme consta nas diretrizes aplicáveis aos resíduos sólidos, a ordem é a seguinte:

1- a não geração de resíduos;

2- redução;

3- reutilização;

4- reciclagem;

5- tratamento dos resíduos sólidos;

6- disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

Como e porque você pode contribuir com a PNRS

Para empresas, não aderir à Política Nacional de Resíduos Sólidos pode trazer prejuízos e problemas com a lei. Só isso já pode ser visto como um bom motivo, não acha?!

Porém, para além desses riscos, estão os benefícios da prática, como é o caso da redução de custos em função do reaproveitamento de materiais. Somado a isso, vem o valioso reconhecimento de uma sociedade que está cada vez mais atenta aos hábitos das empresas e marcas com as quais se relacionam.

Inclusive, devemos lembrar que as empresas têm a responsabilidade de elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Esse dever é determinado pela PNRS, uma vez que a documentação é necessária para comprovar o manejo e destinação correta dos resíduos.

Além das práticas que já mencionamos, uma empresa pode buscar serviços especializados para realizar sua desmobilização empresarial e, ainda, solicitar a avaliação e coleta de materiais junto à BH Recicla.

Descarte de sucata empresarial é com a BH Recicla!

Como você pôde notar, a Política Nacional de Resíduos Sólidos vem para minimizar os danos ambientais e, para isso, medidas precisam ser tomadas. Uma delas é a adoção de novas práticas dentro da sua empresa, visando, primeiramente, reduzir a produção de lixo.

Sabemos que implantar novos hábitos exige tempo para que sejam repassados aos colaboradores e concretizados na empresa. No entanto, outras ações podem ser imediatas, como é o caso do descarte ecologicamente correto dos materiais que iriam para o lixo comum.

Nesse quesito, não há dúvidas: sua empresa pode contar com as soluções da BH Recicla! Um dos nossos serviços é a Compra de Sucata industrial, ideal para você que precisa aderir às práticas da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Como funciona a Compra de Sucata da BH Recicla?

Na compra e venda de sucata de BH Recicla, nós coletamos equipamentos de refrigeração, motores, cabos e fios elétricos, itens metálicos, e também peças de cobre e alumínio. Por aqui, trabalhamos com transparência e em conformidade com a PNRS: todas as coletas são certificadas de acordo com a MTR.

Aliás, você sabia que vender sucata pode ser uma ação rentável para sua empresa? A venda desses materiais é uma vantagem não só para a natureza, mas também para o seu bolso. O valor que você pode obter com a venda de sucata depende do tipo de material e do estado em que ele se encontra.

É por isso que a BH Recicla se compromete a fazer uma análise justa e compatível com o mercado de sucatas industriais. E tem mais benefícios: o destino sustentável da sucata industrial movimenta economicamente o setor e gera empregos!

A BH Recicla pode te ajudar a cumprir com a Política Nacional de Resíduos Sólidos! Para contratar nosso serviço de Compra de Sucata, basta acessar nosso site! Você também pode entrar em contato pelo (31) 3063-0688.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMO 1

Declara para todos os fins legais que o objeto desta coleta pertencente única e exclusivamente a você, DOADOR, na qual expressa estar sob sua total responsabilidade a comprovação da origem do objeto, bem como estar livre de quaisquer ônus ou litígios

TERMO 2