A ação humana na Terra causa diversos impactos ambientais, por isso é sempre importante buscar por atitudes capazes de ajudar o meio ambiente.
Às vezes, parece que essa é uma causa que requer esforços grandiosos que estão fora do nosso alcance. Mas não é bem assim!
Mudar pequenos hábitos podem ser suficientes para ajudar o meio ambiente. Sobretudo se conseguirmos fazer com que mais pessoas se engajem.
Felizmente, os brasileiros estão se preocupando mais com a causa ambiental, segundo pesquisa realizada pelo Ibope, a pedido da organização não governamental WWF.
Uma prova disso é o aumento do número de pessoas que se interessam em reduzir o uso de materiais descartáveis, aumento do número de vegetarianos, dentre outras práticas sustentáveis.
Continue a leitura para descobrir 5 pequenos hábitos para ajudar o meio ambiente! Vamos lá?
5 pequenos hábitos para ajudar o meio ambiente
1. Separe o lixo para a reciclagem
Você sabia que menos de 1% do lixo produzido em Belo Horizonte é destinado para a reciclagem?
Essa dado é preocupante, principalmente tendo em vista que 2.800 toneladas de lixo são produzidos diariamente na capital mineira, o suficiente para encher 400 caminhões de lixo.
E para aonde vai todo esse resíduo? Para lixões e aterros sanitários, onde passarão dezenas, centenas, às vezes até milhares anos aguardando para ser decompostos!
A reciclagem é um processo que promove transformações físico-químicas no resíduo sólido permitindo que ele possa ser usado novamente como matéria-prima ou como produto.
Tendo isso em vista, a reciclagem é uma atitude importante para ajudar o meio ambiente.
Muitos bairros de Belo Horizonte não contam com coleta seletiva, mas existem centros de reciclagem de lixo comum e de lixo eletrônico, como a BH Recicla.
Com os nossos serviços de coleta você pode estar fazendo a sua parte para ajudar o meio ambiente!
2. Reduza o consumo de água para ajudar o meio ambiente
Segundo informações disponibilizadas pela Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais (Copasa), o gasto de água em BH é o dobro recomendado pela OMS.
Um reflexo disso é que nos últimos anos o calor e o clima seco marcaram presença na capital mineira, como em diversas outras localidades.
A falta de chuvas fez com que muita gente ligasse o alerta e reduzisse o consumo. Mas é bom lembrar que a mudança de hábitos não deve ser feita apenas em momentos de crise.
Por isso, se você quer ajudar o meio ambiente, lembre-se de fechar a torneira enquanto lava a louça, diminua o tempo gasto no chuveiro e não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes!
Você pode, ainda, reutilizar a água da máquina de lavar ou captar água da chuva, através de baldes, por exemplo, para lavar o quintal, o carro, etc.
3. Adote uma alimentação mais saudável
A alimentação humana está intimamente relacionada a problemas ambientais, como é o caso do desmatamento.
Por isso quando se trata de ajudar o meio ambiente, devemos repensar nossos hábitos.
Essa informação se confirma com o estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que diz que pecuária é maior causa de desmatamento na Amazônia.
Esse dado vem sendo suficiente para estimular a mudança nos hábitos alimentares de milhares de pessoas ao redor do mundo.
De acordo com pesquisa feita pelo Ibope o número de brasileiros vegetarianos dobrou em um período de 6 anos.
Eliminar carne da alimentação pode ser uma medida muito drástica para muitas pessoas, mas, ainda assim, existem opções para ajudar o meio ambiente, como a campanha Segunda Sem Carne.
Além disso, o modelo de agricultura latifundiário com o alto uso de pesticidas contribui para a poluição do solo, do lençol freático e culmina na morte animais importantes para o meio ambiente, como as abelhas.
Uma atitude importante é procurar consumir produtos orgânicos, principalmente aqueles oriundos da agricultura familiar.
Assim além de ajudar o meio ambiente você favorece um modelo sustentável de produção de alimentos e auxilia famílias agricultoras.
4. Evite o uso de itens descartáveis
O plástico é um dos grandes vilões atuais, e se nosso objetivo é ajudar o meio ambiente, devemos evitar utilizar esses utensílios.
Materiais plásticos demoram centenas de anos para se decompor, é uma das maiores causas de poluição dos oceanos e ambientes terrestres, impactando sua fauna e flora.
A vida ideal seria viver em um mundo totalmente sem plástico, mas ainda estamos muito longe disso.
Entretanto, existem algumas atitudes que podemos tomar para diminuir a produção de resíduo plástico. A principal delas é evitar o uso de itens descartáveis!
Atualmente esse assunto está em voga, de modo que já forma criadas diversas soluções para reduzir a necessidade desses utensílios, ajudando o meio ambiente.
Como exemplo disso, nós temos canudinhos de inox, escovas de dente de bambu, cotonetes com hastes biodegradáveis, dentre outros.
5. Prefira fontes de energia renováveis para ajudar o meio ambiente
Tudo o que nós fazemos depende de geração e transformação de energia, sendo algo tão presente na nossa vida devemos nos atentar em relação a sua origem.
Uma das fontes de energia mais utilizadas atualmente é o petróleo, um combustível fóssil.
Isso quer dizer que ele foi formado pelo soterramento de diversos tipos de matéria orgânica (animais e vegetais mortos), um processo que demora milhões de anos para acontecer.
Sendo assim, o petróleo não é uma fonte de energia renovável, ou seja, se as suas reservas no ambiente acabarem não teremos outra fonte desse produto.
Além disso, a queima do petróleo é extremamente prejudicial ao meio ambiente, já que libera altas quantidades de dióxido de carbono, o famoso CO2.
Um gás que potencializa o efeito estufa, tornando o nosso planeta mais quente!
Tendo isso em vista, para ajudar o meio ambiente é importante procurarmos fontes alternativas de energia, de preferência que sejam renováveis.
Como exemplo disso temos a energia solar, energia eólica e os biocombustíveis, como o etanol que é produzido a partir da cana-de-açúcar.
Conclusão
A existência dos seres humanos na terra causam uma infinidade de impactos ambientais, entretanto, existem diversas atitudes que podemos tomar para ajudar o meio ambiente, não deixe de fazer a sua parte!
Gosta de conteúdos sobre sustentabilidade? Continue no nosso blog para conhecer a pegada ecológica!