5 pequenos hábitos que podemos mudar para ajudar o meio ambiente


Imagem destaque deste post

Você está sempre em busca de ações capazes de ajudar a salvar o Planeta? Às vezes, parece que essa é uma causa que requer esforços grandiosos, que estão fora do nosso alcance. Mas não é bem assim!

Mudar pequenos hábitos pode fazer a diferença em favor do meio ambiente. Sobretudo se conseguirmos fazer com que mais e mais pessoas saibam e queiram fazer parte dessa mudança. Esperamos que este post sirva como de inspiração. Vamos lá?

#1. Separe o lixo para a reciclagem

Em Belo Horizonte, apenas 1,5% dos resíduos são destinados para a reciclagem. De fato, a falta de incentivo do governo e a ausência de um sistema de coleta seletiva que atenda toda a cidade são fatores que contribuem para isso.

Mas, existem centros de reciclagem de lixo comum e de lixo eletrônico, como a BH Recicla, além de coletores que ganham a vida recolhendo esses materiais. Assim sendo, você mesmo pode ter a iniciativa de separar e dar o destino adequado para diversos materiais em sua casa, condomínio ou empresa.

null

#2. Reduza o consumo e reutilize água

Nos últimos anos, o calor e o clima seco marcaram presença na capital mineira, como em diversas outras localidades. A falta de chuvas fez com que muita gente ligasse o alerta e reduzisse o consumo. Mas é bom lembrar que a mudança de hábitos não deve ser feita apenas em momentos de “crise”.

Por isso, de agora em diante, você pode se lembrar de fechar a torneira enquanto limpa a louça, tentar diminuir o tempo gasto no chuveiro (quem sabe, reduzir o repertório para apenas duas músicas!) ou não deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes.

Você pode, ainda, reutilizar a água da máquina de lavar ou captar água da chuva — seja por meio de baldes ou da construção de micro cisternas — para lavar o chão, por exemplo.

null

#3. Adote uma alimentação mais saudável

Sim. Isso também pode contribuir com o meio ambiente porque optar por alimentos orgânicos ajuda a reduzir a demanda por produtos tradicionais, que contém agrotóxico.

Os agrotóxicos são responsáveis pela contaminação de solos e córregos, provocando danos para a fauna, a flora e, também para a saúde humana. Além disso, quem comercializa orgânicos tende a aceitar que o cliente leve suas próprias embalagens, reduzindo o uso de plásticos e outros materiais que, na maioria das vezes, acabam virando lixo.

null

#4. Evite o uso de canudinhos de plástico

De um modo geral, é interessante reduzir o consumo de descartáveis. Dentre eles, porém, há um que costuma chamar pouca atenção e passar despercebido: o canudinho de plástico.

Sucos, água de coco, milk shakes, drinks. Há uma variedade de bebidas que vêm acompanhada dos canudinhos. Às vezes, pegamos até mais de um por vez, não é mesmo? (Só os EUA, são utilizados 500 milhões por dia).

O que muita gente não sabe é que esses canudos dificilmente são reciclados e, como grande parte do lixo plástico, vai acabar nos oceanos. Segundo a ONU, são 8 milhões de toneladas a cada ano, ameaçando toda a vida marinha. É bem provável que você já tenha visto o vídeo abaixo, mas não custa lembrar:

#5. Não deixe o celular carregando a noite inteira

É bem verdade que os smartphones se tornaram uma ferramenta essencial na rotina de muita gente. Graças às suas várias funcionalidades e apps, a bateria tende a durar pouco e, por isso, é preciso recarregar com frequência.

Nesse movimento, é interessante estar atento para não deixar o celular ligado na tomada por tempo demais. A dica é válida, sobretudo, para quem tem costume de deixar o aparelho carregando durante toda a noite, gastando ainda mais energia.

Vale lembrar, também, que se for possível ficar um tempinho “off”, celulares levam menos tempo para carregar estando no modo avião.

Há diversas outras maneiras de ajudar o meio ambiente. Você tem alguma dica que queira compartilhar com a gente? Deixe o seu comentário!


Gostou?

Que tal compartilhar este artigo?

Facebook icon

Receba nossas notícias na sua caixa de emails!

Se inscreva abaixo para receber emails periódicos com conteúdos relevantes sobre sustentabilidade e a cidade ;)

Deixe seu comentário :)