BH Recicla

Calendário Ecológico 2019/1

O início do ano é sempre uma boa oportunidade para colocar novos hábitos em prática. E como haveria de ser, nós da BH Recicla estamos aqui para mostrar um calendário ecológico e dar “um empurrãozinho” para que você se inspire e adote atitudes mais verdes em 2019.

Para tanto, organizamos um calendário reunindo as principais datas relacionadas a iniciativas de conscientização e proteção do meio ambiente no primeiro semestre.

Esperamos que, mais do que provocar a reflexão, essas datas demonstrem a importância de debatermos formas de preservação e, claro, agirmos com esse objetivo. Confira:

Janeiro 2019

Confira o calendário ecológico de janeiro:

11.01: Dia do Controle da Poluição de Agrotóxicos – Você sabia que o Brasil figura entre os países que mais consomem agrotóxicos no mundo? Por essa razão, ter um dia destinado à conscientização do controle da poluição causada por essas substâncias é fundamental. Isso, claro, sem mencionar as possíveis consequências para a saúde dos seres vivos, incluindo nós humanos.

Fevereiro 2019

Confira o calendário ecológico de fevereiro:

02.02: Dia Mundial das Zonas Úmidas – Instituído em 1997, pelo Comitê Permanente da Convenção de Ramsar com o objetivo de incentiva a realização de ações que chamem a atenção para importância das áreas úmidas e de sua preservação.

22.02: Aniversário do IBAMA, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Com seu poder de polícia ambiental, o IBAMA realiza ações de controle, monitoramento, fiscalização, licenciamento e outros. Sua atuação é importante para a preservação do meio ambiente e da biodiversidade brasileira, que é rica e muito valiosa para o planeta.

Março 2019

Confira o calendário ecológico de março:

01.03: Dia Nacional do Turismo Ecológico – Você sabia que o turismo ecológico contribui para a preservação da natureza? Uma boa definição indica que esse tipo de turismo é aquele que busca a valorização do meio ambiente, inclusive gerando investimentos que favoreçam a conquista desse objetivo.

Nós, da BH Recicla, incentivamos essa aproximação benéfica entre a sociedade e o meio ambiente. Inclusive, já compartilhamos em nosso blog o post Trilhas de BH: 5 dicas para curtir a natureza na cidade.

16.03: Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas – a data foi instituída em 2011, pela Lei 12.533. Seu objetivo é incentivar que as instituições e ensino do país promovam debates, atos e mobilizações relacionados à proteção dos ecossistemas brasileiros.

21.03: Dia Internacional das Florestas – Quem é brasileiro ou vive no Brasil já ouviu falar da importância da Floresta Amazônica. Lá existem mais espécies de plantas e animais do que no restante do mundo! Aproveitamos esta data, porém, para sugerir a leitura de um post que mostra um pouco sobre outras florestas incríveis do mundo.

22.03: Dia Mundial da Água – Sem água, não há vida. Apesar de toda essa importância, a água é um bem que infelizmente é negligenciado por muitos. Se não há seca ou racionamento, tendemos a utilizar indiscriminadamente, sem perceber que o ritmo de consumo é mais acelerado do que o de renovação pela natureza.

Que tal conhecer os benefícios da água para nosso organismo ou aprender a reutilizar a água da chuva em sua casa?

Abril 2019

Confira o calendário ecológico de abril:

19.04: Dia do Índio – Em 1940, aconteceu o I Congresso Indigenista Internacional, em Patzcuaro no México. A convenção, que teve participação de lideranças indígenas, teve por objetivo o debate sobre formas de garantir os direitos dos índios no continente americano. Os países participantes foram convidados a institucionalizar a data, sendo o dia 19 de abril registrado no Brasil pelo Decreto-lei n°5.540, de junho de 1943.

22.04: Dia da Terra – O Dia da Terra foi criado em 1970 como protesto do senador americano Gaylord Nelson contra a poluição. Até hoje, segue a proposta de reflexão sobre o que podemos fazer para cuidar melhor do planeta em que vivemos.

28.04: Dia Nacional da Caatinga – Na Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, existem espécies que não são encontradas em nenhum outro lugar. A data existe para conscientizar a população sobre a importância de sua preservação, já que o ambiente é fonte de matérias-primas e plantas medicinais que são importantes para o sustento e o bem-estar de comunidades locais.

Maio 2019

Confira o calendário ecológico de maio:

03.05: Dia do Pau-Brasil – A sabedoria popular e os estudos formais não deixam o brasileiro esquecer o Pau-Brasil, árvore que deu nome ao país e que é “símbolo da exploração e da resistência da natureza”. Além de homenagear a árvore, a data conscientiza para a importância de ações de reflorestamento e preservação.

17.05: Dia Mundial da Reciclagem – Uma ótima data para lembrarmos você de que, diariamente (exceto finais de semana e feriados) a BH Recicla está à sua disposição para realizar a coleta de lixo eletrônico e sucata metálica. Temos serviço gratuito e de avaliação para coleta em empresas .

18.05: Dia das Raças Indígenas da América – Até metade dos anos 70, a crença era de que os povos indígenas no Brasil iriam desaparecer. Felizmente, isso não aconteceu, mas o país é marcado por ser o maior genocida de índios na América Latina. Por esse e por outros motivos, datas como o Dia das Raças Indígena da América são tão importantes.

22.05: Dia Internacional da Biodiversidade – O Brasil é o país mais biodiverso do mundo, com mais de 103.870 espécimes de animais e 43.020 de vegetais. Por isso, para nós, a data instituída pela ONU com o objetivo de promover a reflexão sobre preservação da diversidade do planeta ganha um destaque ainda maior.

27.05: Dia da Mata Atlântica – Em 2018, a Mata Atlântica registrou queda nos níveis de desmatamento. Algo que mostra que datas como esta desencadeiam medidas de proteção e mudanças de comportamentos que podem salvar nossos biomas.

31.05 a 05.06: Semana Nacional do Meio Ambiente – Em maio de 1981, o governo brasileiro determinou a criação do a Semana Nacional do Meio Ambiente por meio do Decreto Federal 86.028. Seu objetivo é apoiar a participação da sociedade em atos de preservação do meio ambiente brasileiro.

Junho 2019

05.06: Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia – Em 1972, uma conferência da ONU criou o Dia Mundial do Meio Ambiente. Naquela época, problemas ambientais como o efeito estufa, o aquecimento global e a desertificação ainda não tinham atingido níveis tão graves.

Foram essas conferências que deram origem à ECO 92 ou Rio 92, uma importante reunião que levou à criação de documentos que apresentavam políticas internacionais sobre questões ambientais. Desde então, as edições que se seguiram mostram alguns avanços, mas indicam, sobretudo que há muito trabalho a ser feito.

08.06: Dia Mundial dos Oceanos – No post Tudo sobre reciclagem: plástico, contamos que os oceanos recebem 25 toneladas de lixo por ano, o que coloca em risco as formas de vida marinha e também os seres humanos. Por isso, datas como o Dia Mundial dos Oceanos, que conscientizam sobre a importância deles para o planeta, são tão importantes.

16.06: Dia Mundial das Tartarugas Marinhas – A data foi escolhida em homenagem ao aniversário do Dr. Archie Carr, o “pai” das tartarugas marinhas. Ele foi um dos principais pesquisadores da área e responsável por “grande parte do que se conhece sobre a biologia e o ciclo de vida destes animais”, como informa o Projeto Tamar.

No fim das contas, a lembrança desse dia beneficia não só as tartarugas, mas todas as formas de vida dos oceanos.

17.06: Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca – 120.000 km² de terra sofrem com a desertificação e se tornam inférteis todos os anos. O intenso consumo de reservas e recursos é uma das principais causas do problema, o que faz deste dia mais um entre as importantes datas de nosso calendário “verde”.

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos e faça com que mais pessoas conheçam datas que são tão importantes em nossa luta em favor do meio ambiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMO 1

Declara para todos os fins legais que o objeto desta coleta pertencente única e exclusivamente a você, DOADOR, na qual expressa estar sob sua total responsabilidade a comprovação da origem do objeto, bem como estar livre de quaisquer ônus ou litígios

TERMO 2