BH Recicla

Como descartar lixo eletrônico com a BH Recicla

Descartar lixo eletrônico tem se tornado uma preocupação recorrente, e isso se deve principalmente à obsolescência programada. Você conhece esse conceito?

Esta ideia diz respeito a um modelo de negócio no qual os produtores lançam equipamentos com “data de validade”, que irão começar a apresentar defeitos em poucos anos, ou até mesmo que não serão compatíveis com as novas atualizações.

Com isso, você é obrigado a comprar um produto novo e, quando percebe, tem um canto no seu armário dedicado a guardar itens estragados.

Se esse é o seu caso continue no texto, nós da BH Recicla te ajudamos a descartar lixo eletrônico!

Posso descartar lixo eletrônico com o lixo comum?

Muitas pessoas pensam que todo lixo pode ser tratado da mesma forma, mas não é bem assim!

O descarte incorreto do lixo eletrônico traz risco de câncer e problemas ambientais. Isso porque tudo que possui fio, placa eletrônica ou bateria, com certeza tem algum metal pesado na sua composição.

O Ecology Center Ann Arbor, em parceria com Ifixit, realizou um estudo que verificou a presença de metais contaminantes em celulares de diferentes marcas e modelos.

Todas as amostras analisadas continham chumbo, cádmio ou bromo. Além do risco eminente de câncer e outros problemas de saúde, esses metais não são degradados no nosso corpo, ou seja, se acumulam ao longo da vida.

Por isso, querido leitor, não pode descartar lixo eletrônico no lixo comum!

Descartar lixo eletrônico é com BH Recicla!

De acordo com um estudo conduzido pela Global e-Waste Monitor, todo ano são produzidas 1,5 mil toneladas de lixo eletrônico no Brasil, o que nos confere o título de maior produtor de lixo eletrônico da América Latina.

E você sabe quanto disso vai para a reciclagem? Apenas 3%! Imagina isso tudo contaminando nosso solo e o nosso lençol freático?

É pensando no meio ambiente e na nossa saúde que a BH Recicla se preocupa tanto em realizar uma gestão de resíduos responsável e ecologicamente correta.

Para isso, nós fazemos a logística reversa do lixo eletrônico, que consiste em retornar esses materiais para a linha de produção.

E o melhor de tudo: nós recolhemos tudo no conforto do seu lar, para a sua maior comodidade.

Quais itens eletrônicos posso descartar com a BH Recicla?

Aqui na BH Recicla nós separamos os materiais eletrônicos de acordo com a similaridade de suas funções, continue a leitura para saber o que você pode descartar conosco!

Eletrodomésticos

Comprou fogão novo e não sabe o que fazer com o antigo? A geladeira estragou? Tudo isso se enquadra na categoria de eletrodomésticos e pode ser descartado com a gente.

Além desses itens nós também recolhemos micro-ondas, fornos, máquinas de lavar, liquidificadores, batedeiras, aspiradores de pó, praticamente tudo que está na sua casa.

Itens de informática

Geralmente são itens com a vida útil mais curta, por isso acabamos acumulando.

Nesta categoria se encaixam os computadores, notebooks, impressoras, fones de ouvido, monitores, teclados, mouse.

Celulares e tablets

Um estudo conduzido pela Qualcomm com a IDC, revelou que quase metade dos brasileiros trocam de telefone a cada 2 anos. Então me arrisco a dizer que provavelmente você tem algum desses parados em casa!

Nessa categoria, além dos celulares e tablets, você também pode descartar carregadores e fones de ouvido que não usa mais.

Eletrônicos de lazer

Aqui se enquadram equipamentos eletrônicos como TV, kindle, roteadores de Wi-Fi, modem de internet, video games, câmeras digitais e dentre outros.

Outros equipamentos eletrônicos

Os itens eletrônicos estão bastante presentes na nossa vida, em praticamente todo o canto da casa que olhamos iremos ver algum equipamento desse tipo.

Outros itens que podem ser descartados são pilhas, baterias, fios, cabos, controles remotos, lâmpadas.

Como descartar lixo eletrônico com a BH Recicla?

Você provavelmente tem uma gaveta ou uma parte do seu armário destinada a guardar aparelhos e cabos que não usa mais, se desfazer deles é a melhor opção para liberar um espaço valioso na sua casa.

Para te ajudar com isso, vamos te dar todas as orientações para descartar lixo eletrônico com a gente!

1º passo: Separe todos os itens que queira descartar

Junte no mesmo lugar todos os equipamentos eletrônicos que se encaixe nas categorias que citamos acima. Assim fica mais fácil organizar tudo para que possamos fazer o recolhimento.

2º passo: Faça uma triagem

Antes de descartar lixo eletrônico é importante verificar se realmente esses equipamentos não têm mais serventia. Se ainda estiver funcionando você pode doar ou até vender, dependendo das condições.

3º passo: Organize a sucata eletrônica

Após determinar tudo o que você precisa descartar, organize-os em caixas ou sacolas de acordo com o tipo de sucata. Por exemplo, em uma sacola coloque os fios e cabos, em uma caixa coloque celulares, tablets ou notebooks.

Se você for se desfazer eletrodomésticos de grande porte, como geladeiras ou máquinas de lavar, é importante que deixe esses itens em um local de fácil acesso para que possamos fazer o recolhimento.

Um detalhe importante: certifique-se de que todo o material está limpo, sem óleo ou qualquer outro contaminante.

4º passo: agende a sua coleta gratuitamente com a BH Recicla

Com todo o material eletrônico devidamente separado, acondicionado e higienizado é só entrar com contato conosco para agendar gratuitamente a sua coleta!

Ao solicitar o agendamento, tenha certeza de que estará disponível para nos receber na data e horário combinados.

Viu como é fácil descartar lixo eletrônico e ainda contribuir para a preservação ambiental?

Para ter acesso a mais conteúdos como esse continue no nosso blog. Que tal conhecer mais sobre os serviços da BH Recicla!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMO 1

Declara para todos os fins legais que o objeto desta coleta pertencente única e exclusivamente a você, DOADOR, na qual expressa estar sob sua total responsabilidade a comprovação da origem do objeto, bem como estar livre de quaisquer ônus ou litígios

TERMO 2