BH Recicla

Como o descarte equivocado de resíduos eletrônicos pode afetar a saúde?

Você sabia que o Brasil é o maior produtor de lixo com resíduos eletrônicos da América Latina? Segundo a ONU, em todo o mundo, a crescente produção desse tipo de resíduo, bem como seu descarte equivocado, representa um risco cada vez maior para o meio ambiente e para a saúde humana.

Ao longo da leitura deste post, você vai saber por que o e-lixo pode ser tão nocivo para nós (e para a vida de todos os seres vivos do Planeta), além de descobrir quais medidas seguir para evitar problemas. Acompanhe!

Porque os resíduos eletrônicos são nocivos à saúde

Para começar, é importante entender o que faz com que o descarte equivocado de resíduos eletrônicos represente um risco para os seres vivos.

Os equipamentos eletrônicos que dão origem a esses resíduos têm, em sua composição, substâncias químicas como o chumbo, o cádmio e o mercúrio, que são nocivas à saúde dos seres vivos.

Como o descarte de resíduos eletrônicos equivocado nos coloca em risco

Uma vez que os equipamentos são descartados de forma equivocada, essas substâncias químicas podem entrar em contato com o solo e com lençóis freáticos, contaminando-os.

Consequentemente, esses resíduos podem chegar até a nós por meio de alimentos que tenham tido contato com essas fontes. E tudo isso acontece mesmo quando esses equipamentos vão parar nos lixões ou aterros sanitários!

Outra forma de contaminação para os humanos é por meio da inalação ou até através do toque. Situações que podem ocorrer, sobretudo porque há quem faça a queima desses equipamentos, como tentativa de se livrar do lixo gerado. E, assim, entra em contato direto com essas substâncias sem saber dos riscos aos quais se expõe.

Os problemas de saúde relacionados ao descarte equivocado de resíduos

Para ter melhor ideia da gravidade da situação, vale saber de alguns dos problemas de saúde que podem ser relacionados ao descarte equivocado de resíduos eletrônicos. Veja só:

O chumbo, que faz parte da composição de aparelhos celulares e computadores, pode se acumular em diversos órgãos e, já em baixas concentrações, causar dores de cabeça e até anemia.

Também encontrado em celulares e computadores, mais precisamente em suas baterias, o cádmio pode levar a uma intoxicação que leva a lesões renais e pulmonares. E, ainda, é considerada uma substância de potencial cancerígeno.

Por sua vez, o mercúrio que está presente em lâmpadas fluorescentes e em termômetros, por exemplo, pode levar à má formação fetal e a uma intoxicação grave o bastante para levar um adulto ao óbito.

Como evitar os problemas e preservar a saúde (e o meio ambiente)

Para evitar os problemas apresentados até aqui e outros que estejam relacionados ao descarte equivocado de resíduos eletrônicos, a solução mais direta, como haveria de ser, é dar o descarte correto ao e-lixo.

Nesse sentido, é ressaltar saber que o lixo eletrônico não pode ser descartado junto ao lixo comum ou pode acabar indo parando nos aterros e contaminando o meio ambiente. Ao invés disso, esses materiais devem ser depositados em pontos de coleta próprios ou recolhidos por empresas especializadas, como a BH Recicla.

Cerca de 80% do lixo eletrônico produzido no mundo não é reciclado. E, somente nos mobilizando para dar o destino correto a esses resíduos podemos assegurar que eles passem por processos que neutralizem suas ameaças, fazendo com que deixem de oferecer riscos ao Planeta e à saúde humana.

Vale mencionar também que outra solução para reduzir os riscos e problemas causados pelo lixo eletrônico é tentar reduzir o seu consumo e, até mesmo, reaproveitar equipamentos e componentes (sempre de forma segura) para gerar menos resíduos.

Aproveite e confira nossa matéria 5 ideias para seu computador velho, se inspire e mãos a obra!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMO 1

Declara para todos os fins legais que o objeto desta coleta pertencente única e exclusivamente a você, DOADOR, na qual expressa estar sob sua total responsabilidade a comprovação da origem do objeto, bem como estar livre de quaisquer ônus ou litígios

TERMO 2