BH Recicla

Conheça o empreendedorismo sustentável

Atualmente existe uma urgência a respeito da preservação do meio ambiente, que deve partir não só da população mas também das empresas, o que cria a necessidade de um empreendedorismo sustentável.

Você sabia que 27% do desmatamento permanente no mundo está ligado a empresas produtoras de matéria-prima?** **

Esses dados divulgados em um estudo que foi publicado na Revista Science, mostram um vislumbre do impacto ambiental causado pela ação de empresas que não se preocupam com a sustentabilidade.

Além do desmatamento, a atividade empresarial está fortemente associada à produção de resíduos. Considerando isso, o Brasil é o 4º país que mais produz lixo no mundo, segundo dados do World Wide Fund for Nature (WWF).

Esse panorama é preocupante e deve provocar a reflexão “como posso implementar o empreendedorismo sustentável na minha empresa, de modo a contribuir para a preservação do meio ambiente?”

Continue no texto para descobrir a resposta para essa pergunta!

O que é empreendedorismo sustentável? Existe essa demanda?

O conceito de sustentabilidade vem sendo muito debatido atualmente, mas você realmente sabe o que isso quer dizer?

Muitas pessoas pensam que iniciativas ecologicamente corretas culminam na queda de produtividade e consequentemente na redução de lucro, o que é uma visão equivocada.

Contrariando essa ideia, a obtenção de lucro é imprescindível no empreendedorismo sustentável, já que uma empresa não pode contribuir para a causa se estiver falida.

O empreendedorismo sustentável é uma prática que combina a geração de riquezas a ações que reduzem o impacto socioambiental de suas atividades, beneficiando não só o meio ambiente, mas também a comunidade na qual o seu negócio está inserido.

A busca pelo desenvolvimento sustentável é de extrema importância já que a sua premissa é suprir a necessidade das gerações atuais sem exaurir o meio ambiente, permitindo que as futuras gerações também tenha acesso aos recursos ambientais.

Enxergando a situação pela ótica de que toda a atividade humana depende das riquezas naturais, e que a maioria delas não são renováveis, existe sim uma demanda para a implementação do empreendedorismo sustentável!

4 motivos porque ser uma empresa sustentável é inteligente

Vamos listar abaixo 4 motivos que mostram que implementar o empreendedorismo sustentável é uma atitude inteligente!

1. Preocupação com o futuro

Não importa de qual ramo você é, o seu negócio depende em algum grau dos recursos naturais. Sendo assim, ao pensar no futuro da sua empresa é importante fazer a sua parte para preservar esses recursos.

2. Valorização da imagem da sua empresa

Estudo da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) mostra que 87% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas sustentáveis.

Sendo assim, o chamado marketing verde, estratégia de mercado que vincula a marca a uma imagem ecologicamente correta, é benéfico para os negócios.

3. Impacto social

Uma empresa sustentável além de se preocupar com os recursos naturais, também valoriza ações socialmente responsáveis, beneficiando a comunidade local.

Para mais, um negócio ecologicamente correto dá exemplo aos seus funcionários que levam essa prática para o seu dia a dia, impactando a sociedade como um todo.

4. Geração de lucro

O empreendedorismo sustentável adéqua a empresa às leis ambientais vigentes, evitando o risco de multa.

Um exemplo disso, é que a prefeitura de São Paulo fiscalizará eletronicamente a geração de lixo de empresas e para aplicar multas àquelas que excederem a quantidade permitida.

Além disso, esse modelo de negócio prega a economia de recursos como papel, água e luz, reduzindo os gastos da empresa.

Como aplicar o empreendedorismo sustentável

Agora que você já sabe a importância e os benefícios de ser uma empresa sustentável, vamos listar aqui práticas simples, mas que fazem toda a diferença para o meio ambiente!

Empreendedorismo sustentável demanda soluções sustentáveis

Existem algumas soluções práticas que vão tornar o seu negócio ecologicamente correto, continue a leitura para conhecê-las.

Digitalize seus documentos

Documentos impressos ocupam muito espaço, são de difícil organização, geram gastos e aumentam a geração de lixo.

Economizar papel, adotando a digitalização eletrônica, é benéfico para o seu bolso e para o meio ambiente.

Não utilize produtos descartáveis

Reduzir a produção de resíduos plásticos é uma atitude extremamente importante já que esse tipo de resíduo demora mais de 400 anos para se decompor e contamina ambientes aquáticos e terrestres.

A maioria dos produtos descartáveis são feitos desse material, sendo assim, é interessante não consumi-los.

Estimule seus colaboradores a trazerem de casa seus próprios utensílios, como garrafas de água, talheres, etc.

Processos sustentáveis

Além de soluções práticas no dia a dia, existem atitudes que vão tornar a sua empresa mais sustentável, vamos listar alguns exemplos abaixo.

Invista em parcerias que também acreditam no empreendedorismo sustentável

Para ser considerada uma empresa ecologicamente correta, é importante que toda a cadeia de produção que ela está envolvida compartilhe desses mesmos valores.

Para isso, procure fornecedores e parceiros que têm a visão alinhada com a do seu negócio, de preferência que sejam integrantes da comunidade local.

Adéque o espaço físico da sua empresa

Um prédio com problemas estruturais pode ser uma fonte de desperdício de recursos, além de gerar gastos desnecessários.

Revise a infraestrutura da empresa para verificar se não existem vazamentos, se a rede elétrica está funcionando corretamente, etc.

Além disso, você pode dar preferência às lâmpadas de LED que são mais econômicas, instalar sensores de movimento em locais com baixa circulação de pessoas, abrir as janelas em dias mais amenos, substituir aparelhos eletrônicos antigos que podem gastar muita energia, dentre outros.

A BH Recicla pode ajudar a sua empresa

A BH Recicla é uma empresa que oferece soluções para a destinação ecologicamente correta de resíduos.

Uma atitude importantíssima para se tornar uma empresa sustentável é ter um plano de gerenciamento de resíduos e nós da BH Recicla podemos de ajudar com isso!

Os nossos serviços incluem coleta e destinação sustentável de recicláveis e de lixo eletrônico, como computadores antigos, impressoras quebradas ou qualquer outro aparelho eletrônico que não tem mais serventia na sua empresa.

Além disso, nós também coletamos documentos empresariais e damos garantia da destruição segura e sigilosa.

Conclusão

A nossa existência na Terra só é possível devido aos recursos naturais e ação humana está exaurindo esses recursos.

Para que as próximas gerações consigam continuar vivendo nesse planeta, é imprescindível que todos se conscientizem e tomem atitudes para a preservação ambiental.

Para isso, é importante que as empresas adotem um modelo de empreendedorismo sustentável, fazendo a sua parte na conservação das riquezas naturais.

Gostou do nosso conteúdo? Continue no nosso blog para conhecer os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMO 1

Declara para todos os fins legais que o objeto desta coleta pertencente única e exclusivamente a você, DOADOR, na qual expressa estar sob sua total responsabilidade a comprovação da origem do objeto, bem como estar livre de quaisquer ônus ou litígios

TERMO 2