Já é do conhecimento de todo que a prática de esportes trás diversos benefícios as pessoas, tanto psicológicos – como melhorias na auto estima, prevenção de doenças psicológicas, entre outros, como fisiológicos – saúde corporal. Mas como o esporte pode ajudar na inclusão social?
A resposta é bem simples! Além do lazer e da saúde, a prática esportiva leva até as pessoas ensinamentos essenciais para uma vida em sociedade. O esporte gera solidariedade, respeito, educação, responsabilidade, além da inclusão social, pois une indivíduos de vários sexos, gêneros, etnias, idades, necessidades ou classes sociais quebrando barreiras que impõem limites as pessoas.
E esse pensamento tem tudo haver com a Parceria BH Recicla e Manotauros FC, uma sociedade que vai além da reciclagem e do esporte, pois promove o debate e a inclusão de grupos muitas vezes invisibilizados, em busca de um mundo mais sustentável e humano através do futebol.
Instituto Florescendo Vidas
A história do instituto teve início em 1991, quando o então Cabo da Polícia Militar, Sr. José Alves da Silva – o Sargento Alves, mudou-se para o Conjunto Taquaril, em Belo Horizonte – MG. Lá ele vivenciou de perto a triste realidade das famílias que sobreviviam com água cedida por caminhões pipa uma vez por semana e com iluminação totalmente por luz de velas.
Diante de um quadro que se agravava a cada dia, o Sargento Alves sentiu a necessidade de fazer alguma coisa para minimizar o sofrimento daquelas pessoas. E, com a ajuda de voluntários, construiu uma cozinha comunitária que atendia cerca de 250 crianças.
A partir daí não parou mais, e no ano de 2000, abriu as portas de sua própria residência para transformá-la em uma creche, que começou atendendo 5 crianças. A demanda foi crescendo e em 2006 foi registrada na Rua Eris, 90 – Bairro Los Angeles – Ibirité / MG, a Associação Creche Criança Esperança, mais conhecida hoje como Instituto Florescendo Vidas.
1º Torneio Fazer o Bem Sem Olhar a Quem
Sabe aquela conhecida frase ‘‘Gentileza gera gentileza’’? Pois é, ela é extremamente verdadeira. A sensação de ajudar alguém, colaborar positivamente com a vida de uma outra pessoa, é algo espetacular. Assim nasce o Torneio de Futebol Fazer o Bem Sem Olhar a Quem, que nada mais é que a união de times amigos e amantes do futebol em prol de uma ação social para levar alegria ao próximo.
O campeonato que aconteceu durante os meses de Setembro e Outubro contou com oito times da capital mineira – Bharbixas, Brocadores FC, Lenhadores FC, Lion City, Manotauros FC, Predadores FC, Penharol BH e Só Vai Uai – além de vários apoiadores como o grupo Voluntários pelo Bem, Escola de Futebol Bola Na Rede, 7 Arte Produções e a BH Recicla. Cada equipe participante tinha como objetivo promover durante toda a disputa com ajuda de seus parceiros, ações com o foco na arrecadação de brinquedos, roupas, calçados e material escolar em bom estado que seriam encaminhados ao Instituto Florescendo Vidas.
A partida final aconteceu em 12 de Outubro – Dia das Crianças, com direito a show da DJ Lays Lara e performances artísticas de artistas mineiros. Durante toda a campanha foram arrecadados mais de 2.000 itens, de brinquedos a mantimentos. O time Lenhadores FC terminou com a vitória e levou o título de campeão da primeira edição do evento, e todos saíram com o coração repleto de amor e alegria e com a sensação de dever cumprido!