BH Recicla

World Cleanup Day: conheça essa iniciativa

Já viu aquelas notícias de um grupo de pessoas que se uniu para limpar praias ou margens de rios e lagoas? E já teve vontade de participar de algo assim? O World Cleanup Day pode ser o movimento ideal para motivar você e outros defensores do meio ambiente.

É certo que a gente não deve esperar por um grande evento para cuidar do nosso planeta. Tampouco devemos nos limitar a ações pontuais e esquecer de mudanças de hábito diárias a favor da preservação. Porém, é bem legal ver pessoas de todo o mundo se mobilizando por uma mesma causa e poder participar junto, não acha?

No post de hoje, você vai conhecer um pouco sobre o World Cleanup Day para poder ter a data como motivação para uma vida mais “verde”. Acompanhe!

O que é e como surgiu o World Cleanup Day

180 países, 20 mil voluntários e um dia para limpar o planeta. É basicamente dessa forma que um dos maiores movimentos da atualidade se apresenta, revelando seu poder de unir pessoas e nações diferentes em torno de um objetivo em comum.

null

Tudo começou em 2008, na Estônia, quando cerca de 50 mil pessoas se uniram para limpar o país em apenas 5 horas. Nascia ali um movimento que logo se espalharia por outras partes do planeta até ganhar atenção global.

Em 2018, uma década após o início de tudo, o World Cleanup Day reuniu cerca de 18 mil voluntários em 157 países para limpar ruas, rios, praias e florestas. A organização do movimento acredita que tamanha mobilização tem a ver com o fato de que a maioria de nós entende que o planeta Terra é a nossa casa.

Por essa razão, e pelo fato de que limpar é um ato tão simples, a ideia de se unir a outras pessoas para promover o máximo de limpeza provoca um desejo de “colocar a mão na massa” e participar do World Cleanup Day. A saber, em 2018, uma senhora de 101 anos integrou o corpo de voluntários de Curaçao e, para muitos, uma história assim é motivadora!

null

Em 2019, o “Dia Mundial de Limpeza” aconteceu no dia 21 de setembro, com a participação de pessoas em pelo menos 700 locais só no Brasil. É importante estar atento ao site do movimento, bem como aos informes de ONGs e do governo local para se informar sobre as próximas datas.

A importância do World Cleanup Day

null

Se você acompanha o blog da BH Recicla há mais tempo, já deve ter lido algum posicionamento nosso sobre a dificuldade que enfrentamos, enquanto sociedade, para mobilizar aqueles que detêm o poder para cuidar do meio ambiente.

Cada um de nós, em nossas casas e trabalho, pode fazer sua parte sabendo que cada atitude conta. Porém, não fugimos do fato de que o envolvimento dos governos, de lideranças mundiais e de empresas poderosas é fundamental para criarmos uma cultura mais amigável ao meio ambiente.

Em 2019, além da ONU Meio Ambiente, o World Cleanup Day contou com o apoio de marcas como amplamente conhecidas como a Toyota e a Allianz, além de várias outras. Algo que ajuda a fortalecer o movimento e sua causa, tornando a sustentabilidade um tema de relevância crescente em nossa sociedade.

undefined
undefined
undefined
undefined

Mantendo a “atitude verde” todos os dias

O World Cleanup Day passou? Você se esqueceu e perdeu a inscrição? Esbarrou em alguma outra dificuldade para participar do movimento? Tudo bem! Como dissemos ainda no início do post, o ideal é não esperar por um grande evento e buscar atitudes mais verdes todos os dias.

É claro que você pode se programar para participar de uma próxima edição do movimento. Inclusive, você mesmo pode se registrar no World Cleanup Day e organizar um mutirão de limpeza onde quer que você esteja. E, durante todos os outros dias, você pode buscar outras ações mais simples para fazer sua parte a favor do planeta.

undefined
undefined

Quer um exemplo simples de como ter a motivação para uma vida mais verde? Reciclagem! Incentive a separação do lixo na sua casa e trabalho, encontre um serviço de coleta, um catador ou algum local onde você possa levar seus recicláveis. E não se esqueça: a sucata metálica e o lixo eletrônico você pode deixar por conta da BH Recicla!

O World Cleanup Day inspirou você? Conheça os serviços da BH Recicla e saiba como podemos, juntos, ajudar o nosso planeta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMO 1

Declara para todos os fins legais que o objeto desta coleta pertencente única e exclusivamente a você, DOADOR, na qual expressa estar sob sua total responsabilidade a comprovação da origem do objeto, bem como estar livre de quaisquer ônus ou litígios

TERMO 2