BH Recicla

Materiais eletrônicos: quais posso descartar e como fazê-lo?

O descarte de materiais eletrônicos é uma necessidade para quem tem um equipamento que deixou de funcionar. E não tem coisa mais chata do que aquele entulho ficar ali, parado e ocupando espaço.

Já passou por isso? Fique tranquilo que estamos aqui para te ajudar a contornar essa situação. De quebra, você ainda contribui para o meio ambiente.

Vamos lá?

Da sua casa para o mundo

Antes de começarmos, é interessante entender a magnitude do material eletrônico que está ocupando espaço na sua casa.

Será que é só mais um monte de cabo guardado no fundo da gaveta? Um notebook velho guardado no armário, com celulares antigos?

Infelizmente, não. Todos esses equipamentos sem uso atual passam a compor o chamado lixo eletrônico. De item em item, o Brasil acabou se tornando o maior produtor desse tipo de lixo na América Latina! E esse não é um título para se ter orgulho não, viu.

Em uma era em que falamos de desenvolvimento sustentável, ter um alto volume de materiais eletrônicos residuais prejudica – e muito – o meio ambiente.

A seguir, veremos na prática como isso acontece e porque o descarte correto desses materiais é tão importante e urgente.

Qual o impacto do descarte incorreto de materiais eletrônicos no meio ambiente?

No Instagram da BH Recicla, citamos o impacto do descarte incorreto do lixo eletrônico no meio ambiente. Mas, resolvemos detalhar mais esse assunto aqui neste artigo!

– Contaminação de solos e lençóis freáticos

Um dos efeitos do descarte incorreto de materiais eletrônicos é a poluição do solo.

poluição do solo acontece quando sua estrutura natural é descaracterizada. Em geral, isso se dá por meio do uso de produtos ou substâncias tóxicas em contato com a terra.

No caso de materiais eletrônicos, o descarte incorreto promove o acúmulo dos resíduos no solo. À medida que esse lixo se degrada, substâncias são liberadas, como metais pesados, nitratos e fosfatos.

Além de se espalharem pelo solo, essas substâncias penetram na terra até atingirem o lençol freático. Com isso, esta fonte de água também fica contaminada.

– Problemas respiratórios e danos ao sistema nervoso

Este impacto está relacionado à toxicidade dos chamados metais pesados, que recebem esse nome por conta da densidade de seus materiais.

E adivinha o que está cheio desses elementos? O lixo eletrônico!

Os mais perigosos são o mercúrio, o chumbo e o cádmio. Em contato com o corpo humano, o cádmio inflama os pulmões, os fígados e os rins. Enquanto isso, o chumbo afeta, e pode até paralisar, suas articulações.

Bem presente nos resíduos industriais, a platina e a prata são responsáveis por urticárias, problemas respiratórios, dores abdominais, vômitos e diarreias. O cobalto, o zinco e o estanho também.

– Poluição atmosférica

No caso do material eletrônico, o maior problema está relacionado à quantidade de plástico presente em sua composição.

Hoje, 40% de todo lixo do planeta é queimado, segundo a ONU, e essa incineração do plástico libera uma fumaça altamente tóxica.

Agora, imagine que 12% da composição de tudo que é queimado é plástico. É alarmante, não é?

– Superlotação de aterros sanitários

Quando você “só descarta” o material eletrônico, o destino é quase certo: os aterros sanitários.

Você joga fora, e a sucata vai simplesmente ser depositada em algum lugar, em vez de retornar para o ciclo produtivo. Dessa forma, os materiais se acumulam em locais como lixões e aterros irregulares.

Para evitar que isso ocorra, uma alternativa é reinserir o material na cadeia produtiva.

E como fazer isso? Descartando corretamente!

A seguir, listamos alguns materiais eletrônicos e dicas de como te ajudar no processo de descarte. Vamos lá?

5 materiais para descartar com consciência

Eletrodomésticos, itens de escritório, cabos em geral – essa lista não para. Veja os detalhes de cada categoria.

1. Eletrodomésticos

É natural substituir os equipamentos da sua casa. O que muita gente não sabe é como descartar aquela geladeira velha corretamente, além de fornos, freezers, fogões e lavadoras também.

Por serem equipamentos maiores, o ideal é que você procure uma empresa especializada no descarte correto. Elas já são preparadas para o serviço e algumas até fazem a coleta no local, o que facilita ainda mais a sua vida.

2. Equipamentos de informática

Com a vida útil mais curta que a dos outros eletrodomésticos, os equipamentos de informática vêm e vão. E o que não funciona mais costuma ficar ali, esquecido, mas ainda ocupando espaço na casa ou no escritório.

Por serem menores, o ideal é que você reúna tudo aquilo que já não lhe é mais útil em uma sacola ou caixa.

3. Brinquedos e equipamentos de lazer

O item que mais aparece nessa lista é o videogame. Aquele Atari antigo, o Nintendo, o Xbox e o Playstation podem ser reciclados quando quiser.

Brinquedos infantis eletrônicos, como GameBoys, PSPs, Karaokês e Kindles também aparecem por aqui.

4. Ferramentas elétricas e eletrônicas

Sim, essas ferramentas podem e devem ser direcionadas para o descarte correto.

São as batedeiras, secadores, liquidificadores, ferros de passar, furadeiras e afins.

5. Telecomunicação

Aqui entram as TV’s, os monitores, os aparelhos de som, as câmeras, as filmadoras e os demais produtos de áudio.

Para te auxiliar no descarte correto, procure uma empresa que já têm experiência com a logística reversa e reciclagem de lixo eletrônico.

Quer uma dica? Conheça a BH Recicla.

Conheça os serviços da BH Recicla

Há mais de 10 anos no mercado, a BH Recicla viabiliza o retorno do material eletrônico para o ciclo produtivo. Tudo isso de modo a tornar o processo de descarte o mais cômodo possível para quem não precisa mais do equipamento.

Não sabe o que fazer com o computador ou fogão velhos? Deixa com a gente!

Somos especialistas no descarte correto da sucata e seguimos as normas ambientais vigentes. Além disso, realizamos a coleta gratuita do seu lixo eletrônico, indo até a sua casa ou escritório.

Para que isso seja feito, reúna os equipamentos que serão coletados. A partir daí, entre em contato com a gente para avaliarmos a melhor maneira e o melhor dia para buscar tudo.

Agora que você já sabe que materiais eletrônicos podem ser descartados, que tal solicitar sua coleta grátis?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMO 1

Declara para todos os fins legais que o objeto desta coleta pertencente única e exclusivamente a você, DOADOR, na qual expressa estar sob sua total responsabilidade a comprovação da origem do objeto, bem como estar livre de quaisquer ônus ou litígios

TERMO 2