BH Recicla

Você já ouviu falar na economia circular? 

Capa Blog 2

Segundo as publicações feitas  em dezembro de 2015 referentes ao Plano da União Europeia para a Economia Circular e ao Acordo de Paris, ocorrido na 21ª Conferência das Partes (COP 21), foi registrado a necessidade de expandir e solidificar as ações voltadas aos ideais de desenvolvimento sustentável, com atenção às alterações climáticas, ao estímulo à Economia Circular (EC) e ao pensamento do ciclo de vida de produtos e serviços.

Nota-se cada vez mais modelos necessários de produção voltados aos ideais de sustentabilidade. Neste meio, tomando por base as atividades industriais, é essencial um adequado planejamento de produtos e processos por meio de ações que resultem no prolongamento da vida útil daquilo que será produzido ou mesmo que sejam voltadas ao reprocessamento de subprodutos e retorno à cadeia de produção, aumentando o ciclo de vida.

Segundo Rosemary Zamataro, integrante do Conselho Superior de Meio Ambiente (Cosema), entende-se como Economia Circular: “Trata-se do desenvolvimento sustentável, uma época de reinvenção, de inovação. É o tempo dá ‘virada’ e de pensar em novos paradigmas, ter novas percepções de produtos, pois o sistema linear desperdiça muito material rico.”

Na economia circular, os recursos naturais são valorizados em todas as etapas produtivas, pois o objetivo é reduzir sua extração e, por consequência, ampliar sua disponibilidade. Outro ponto importante é a diminuição dos resíduos lançados na natureza, que causam a degradação ambiental.

Mas o que é a economia circular?

A economia circular é um modelo de negócios, capaz de gerar competitividade ao combinar inovação e sustentabilidade. Para implementar esse modelo, é necessário alterar a abordagem tradicional em relação ao mercado, aos clientes e aos recursos naturais. Isso permite que as empresas tenham vantagens competitivas e significativas: redução de custos, uso eficiente de energia, redução de emissões de CO2, e cadeias de suprimentos mais otimizadas e seguras. Nesse modelo, o crescimento não precisa estar vinculado ao uso exploratório dos recursos naturais, esse modelo está diretamente relacionado ao crescimento, a criação de empregos e a redução dos impactos ambientais!

A Economia Circular está voltada para três princípios básicos, sendo:

1. Eliminar os resíduos e a poluição desde o início da cadeia produtiva

Serve para a redução de resíduos, sobras e poluição, que deve ser aplicada desde a extração e transformação do recurso natural em matéria-prima. O objetivo, além de diminuir o lixo, é acabar com os desperdícios e otimizar o uso dos recursos naturais.

2. Manter produtos e materiais em uso

Esse princípio determina que cada material seja utilizado até quando for possível, ou seja, que sua vida útil não termine quando acabar o consumo.

3. Regenerar sistemas naturais

Através de ações contínuas e sustentáveis, as empresas envolvidas na economia circular contribuem para a recuperação dos ecossistemas, trabalhando pelo equilíbrio entre a produção de insumos e a preservação do meio ambiente.

Benefícios e impactos de uma economia circular:

Além de reduzir a necessidade de extrair recursos naturais, esse modelo extingue desperdícios em toda a cadeia produtiva, representando economia para as indústrias, seus parceiros e para o cliente final.

Empresas de diferentes setores no Brasil estão adotando práticas circulares em sua gestão, além de ser uma conduta diferenciada, onde as empresas passam a empregar processos mais comprometidos com o meio ambiente, essas passam a despertar uma postura diferenciada nos consumidores. Alguns exemplos do impacto efetivo são: preservação ambiental, menor dependência de matéria-prima e a consequente redução de custos de produção, redução de poluição, melhoria dos processos com foco na inovação, fortalecimento da imagem da empresa e eliminação do desperdício, ou seja, vantagem competitiva. Vale ressaltar que as empresas que investem na economia circular também melhoram sua imagem perante os funcionários, consumidores e a sociedade, vistas como organizações responsáveis que zelam pelo bem-estar do planeta!

Portanto, podemos destacar que a economia circular é um modelo econômico, que propõem novas oportunidades de negócios, trabalho colaborativo, preservação e aumento do capital natural, além de contribuições significativas para a sustentabilidade social, econômica e ambiental. A Economia Circular está além das ações de gestão de resíduos e de reciclagem, visando uma ação mais ampla e eficientemente possível de produtos, componentes e materiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMO 1

Declara para todos os fins legais que o objeto desta coleta pertencente única e exclusivamente a você, DOADOR, na qual expressa estar sob sua total responsabilidade a comprovação da origem do objeto, bem como estar livre de quaisquer ônus ou litígios

TERMO 2