BH Recicla

5 mitos sobre reciclagem que precisamos desmentir!

Não é novidade que reciclar é uma forma de colaborar com o meio-ambiente. Mas será que você sabe separar o que são verdades do que são os mitos sobre reciclagem?

Para conferir, siga acompanhando esta leitura. Nela, vamos contextualizar todo o processo e trazer as principais crenças que cercam a reciclagem hoje em dia.

Boa leitura. 😉

Por dentro da reciclagem

Antes de tudo, é preciso entender o que é a reciclagem, de fato.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, reciclagem “é um conjunto de técnicas de reaproveitamento de materiais descartados, reintroduzindo-os no ciclo produtivo”.

E por que é um processo tão necessário?

Porque o brasileiro gera, em média, um quilo de lixo por dia!

Hoje, a produção de lixo no Brasil cresce mais que a capacidade para lidar com esses resíduos**. **Somente em 2018, foram mais de 79 milhões de toneladas de lixo geradas.

Para lidar com tudo isso, a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabeleceu metas vigorosas para reciclagem e destinação de materiais, mas a situação ainda é ruim.

Belo Horizonte (MG), por exemplo, recicla apenas 5% de todo o lixo coletado na cidade. E não para por aí não, viu?

Além de ser um número extremamente baixo, péssimas práticas de gestão de resíduos continuam acontecendo.

É o exemplo dos lixões abertos. Proibidos no país, eles seguem como uma opção de descarte de resíduos.

Todo esse cenário aponta o quão urgente é a conscientização relacionada às práticas de reciclagem. E é pensando nisso que estamos abordando esse assunto.

Como cidadãos, temos a obrigação de fazer nossa parte. A gestão de resíduos está diretamente ligada à saúde das pessoas, ao trabalho digno e ao meio ambiente.

Quer saber por onde começar a contribuir?

Confira 5 mitos sobre reciclagem e vem com a gente nessa missão!

1. Papel, vidro, alumínio e plástico: você pode reciclar sempre

Você provavelmente já se deparou com as famosas lixeiras coloridas, não é mesmo?

Elas, com esses materiais, são nosso maior ponto de contato com a reciclagem quando aprendemos sobre a prática. E com o aprendizado, vem o pensamento: o que cabe na lixeira, pode ser reciclado. Mas não é bem assim.

De fato, a maior parte desses materiais pode mesmo ser reciclada, mas isso não acontece sempre. E estamos aqui para derrubar esse mito sobre reciclagem.

No caso do papel, por exemplo, é possível que o reaproveitamento seja inviabilizado por conta de algum material orgânico. É o caso de lenços de papel, fraldas descartáveis e similares.

Por isso, ao descartar, fique atento se você não está levando materiais errados à lixeira!

2. Se o material é reciclável, podemos usá-lo à vontade

Estes mitos sobre a reciclagem consegue ser bem perigoso a longo prazo. Será que só porque é reciclável você pode abusar do consumo? Não!

Lixo ainda é lixo e prejudica o planeta da mesma forma. Fora isso, nem tudo que acreditamos ser reciclável é.

Muitos produtos que compramos vêm com o famoso símbolo da reciclagem. Disso, a única certeza que temos é que uma parte da composição é potencialmente reciclável. Se será reaproveitado, ou não, é outra história.

Um bom exemplo disso são os polêmicos canudos de plástico. São recicláveis? Sim, mas sabemos que ainda chegam nos oceanos, prejudicando a vida marinha.

Outro bom exemplo é o copinho de plástico.

Você sabia que ele é sequer reciclado no Brasil?

3. É preciso lavar as embalagens antes de separá-las para a reciclagem

Quem nunca associou reciclagem à “trabalheira”? Que demanda muito tempo e que é necessário lavar tudo antes de separar para reciclar?

A boa notícia aqui é que não precisa ser assim.

Não é preciso lavar essas embalagens. É claro que, em alguns casos, vale usar o bom senso. Assim, você evita situações desagradáveis pelo mau odor até que os recicláveis sejam recolhidos.

Entretanto, até o fato de não lavar contribui para o planeta. Afinal, você economiza água com uma prática que não é tão relevante para o processo.

4. Isopor é um tipo de plástico que não pode ser reciclado

Sim, isopor é um plástico. Derivado do petróleo, ao contrário do que muita gente pensa, ele é 100% reciclável.

Esse mito sobre reciclagem é tão forte que o isopor quase não é lembrado na hora da separação. O que é péssimo para o planeta!

Como se isso não bastasse, o material já foi ranqueado como um dos piores tipos de lixo existentes. Isso porque seu peso leve faz com que o material tenha pouco valor.

Na prática, isso representa uma inviabilidade econômica para quem trabalha com reciclagem. É o famoso “não compensa”.

Como consequência, ele vai parar na natureza e gradativamente se desintegra em pedaços que contaminam a fauna e a flora. O material é apontado, inclusive, como responsável por causar câncer em animais.

Por fim, apesar de termos derrubado este mito sobre reciclagem, o isopor segue sendo um grande problema. Pelos motivos que citamos, mesmo reciclável, o processo dificilmente acontece.

Nesse caso, o melhor é reduzir seu consumo.

5. Reciclar eletrônicos é complicado

É verdade que o processo de reciclagem de eletrônicos não é muito simples.

Aqui no blog, já falamos um pouquinho sobre o que acontece quando buscamos os eletrônicos na sua casa. Explicamos um processo que passa pela separação, desmontagem, classificação e destinação correta dos componentes.

É muita coisa sim, mas não é complicado.

No fim das contas, para você, basta separar os materiais. Equipamentos de informática, eletrodomésticos, máquinas, sucata metálica e equipamentos em geral.

Feito isso, é só solicitar o serviço de coleta.

Descarte correto? Chame a BH Recicla

!

Seja com o lixo eletrônico ou outros resíduos, a BH Recicla existe para te ajudar a concluir o descarte correto.

Separados os materiais, é só chamar a gente que o restante do trabalho fica por nossa conta.

Agora que desvendamos alguns mitos sobre reciclagem, que tal usar a criatividade para fazer sua parte? Lembre-se de que temos o serviço de coleta grátis para dar o destino certo ao seu lixo eletrônico!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMO 1

Declara para todos os fins legais que o objeto desta coleta pertencente única e exclusivamente a você, DOADOR, na qual expressa estar sob sua total responsabilidade a comprovação da origem do objeto, bem como estar livre de quaisquer ônus ou litígios

TERMO 2