BH Recicla

A Evolução dos 3’Rs

R 1
Direitos de imagens reservado a BH RECICLA GESTÃO DE RESÍDUOS LTDA – CNPJ 16.599.173/0001-08

Muito se tem falado sobre a coleta seletiva, descarte correto dos resíduos sólidos.
Políticas públicas surgem com o passar dos anos voltadas à preservação do meio ambiente, visando assim a escassez dos recursos naturais e o agravamento da poluição mundial.

A política dos 3 R’s se baseia num conjunto de medidas adotadas na Conferência da Terra realizada no Rio de Janeiro em 1992, e também no 5º Programa Europeu para o Ambiente e Desenvolvimento em 1993.
Ficou intitulado então a Política 3 R ‘s da Sustentabilidade, sendo eles: reduzir, reutilizar e Reciclar.

Reduzir: tem por objetivo diminuir o consumo, utilizando somente o necessário e tentar evitar ao máximo o desperdício.

Reutilizar: tem por objetivo o prolongamento da vida útil dos produtos já consumidos, reciclando os mesmos, ou retornando a sua comercialização, para o uso do próprio consumidor.

Reciclar: tem por objetivo o destino correto dado ao lixo domiciliar e em âmbito geral, sendo a separação correta de lixo orgânico e inorgânico para que cada resíduo possa ter o seu descarte correto ou feito a reciclagem de cada um deles.

O principal objetivo da política dos 3R’s é trazer a sensibilização das pessoas para uma tomada de consciência na correta gestão dos resíduos urbanos e industriais gerados.

A teoria evolui com o tempo, e como não poderiam ser diferentes os princípios da Sustentabilidade também se modificaram. A passagem da política dos 3 R’s para a política dos 5 R’s tem por finalidade garantir uma melhor qualidade de vida, a preservação e a conscientização ambiental, incluindo o homem como parte integrante do meio ambiente.
A Política dos 5 R’s (reduzir, reutilizar ou reaproveitar, reciclar, repensar e recusar), vem para contribuir como instrumento eficaz e direto para a solução dos problemas do lixo que geramos no nosso dia-a-dia.

Os 5 R’s fazem parte de um processo educativo que objetiva uma mudança de hábitos no cotidiano dos cidadãos; a questão-chave é levar o cidadão a repensar seus valores e práticas, reduzindo o consumo exagerado e o desperdício. Trata-se, portanto, de uma alternativa que faz com que o indivíduo repense seus hábitos em prol de um objetivo comum: preservar o meio ambiente.
Estabelecendo assim as principais ações para se alcançar a sustentabilidade ambiental, sendo elas: repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar.

Repensar: refletir sobre os processos socioambientais de produção, desde a matéria-prima, passando pelas condições de trabalho, distribuição, até o descarte. Repensar a real necessidade de consumo aos nossos hábitos.

Recusar: evitando consumo exagerado e desnecessário, adquirindo apenas produtos essenciais.

Reduzir: principalmente na diminuição da criação de lixo. Desperdiçando menos produtos e matéria-prima, consumo somente o necessário, redução no uso e fabricação de embalagens, consumir menos produtos, dando preferência aos que têm maior durabilidade.

Reutilizar dando uma maior utilidade para produtos que seriam descartados, jogados fora. Se não utilizado pelo indivíduo pode ser por outras pessoas ao invés de serem jogados fora.

Reciclar é transformar algo usado em algo totalmente novo, com a mesma característica do velho ou mesmo sendo feito outro produto, sendo assim usado apenas o material para confeccionar o produto reciclado.

Portanto, é de suma importância sabermos e aplicarmos o 5R’s da reciclagem no nosso dia-a-dia, o qual nos leva a repensar nossos valores e práticas, reduzindo o consumo exagerado e o desperdício. Devemos priorizar a redução do consumo e o reaproveitamento dos materiais em relação à sua própria reciclagem, e recusar o consumo de produtos que geram impacto sócio ambientais significativos, preservando assim o nosso meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMO 1

Declara para todos os fins legais que o objeto desta coleta pertencente única e exclusivamente a você, DOADOR, na qual expressa estar sob sua total responsabilidade a comprovação da origem do objeto, bem como estar livre de quaisquer ônus ou litígios

TERMO 2