BH Recicla

A BH Recicla te ajuda na coleta de resíduos sólidos!

Os resíduos sólidos são todos os materiais que não tem mais utilidade dentro dos processos de uma empresa ou que chegaram ao fim de sua vida útil. Esses resíduos são produzidos por residências, estabelecimentos comerciais, industriais, hospitalares e instalações físicas em geral. A NBR 10.004/2004 é a norma que define a classificação dos resíduos sólidos, que caracteriza todos os tipos de resíduos como perigosos ou não perigosos.

Estima-se que cerca de 6,3 milhões de toneladas de resíduos sólidos tem destinação final inadequada no Brasil, deixando em evidência que o país ainda tem muito que caminhar para a melhoria da questão dos resíduos.

Conhecer os critérios de classificação do resíduo é fundamental para sua empresa realizar a gestão adequada de resíduos. Os resíduos sólidos têm tido foco em debates relacionados à gestão ambiental, devido ao impacto gerado pelo descarte destes materiais de forma incorreta. Saber mais sobre esse assunto é mais que necessário para as empresas que buscam a sustentabilidade de seu negócio.

Por isso, você pode descartar o resíduo sólido da sua empresa com a BH Recicla

Conforme a lei 12.305/10 (Política Nacional dos Resíduos Sólidos), os resíduos devem ter uma destinação ambientalmente correta que deve ser feita por algum tratador autorizado e com licenciamento ambiental para tal atividade. Esses resíduos podem ser segregados e direcionados a diversos meios de destinação final, como compostagem, reciclagem, aterros e etc.

Classificação de resíduos:

Além disso, existem as classificações desses resíduos sólidos. De acordo com a NBR.10.004 os resíduos são classificados desta forma:

  • Classe I: São os resíduos perigosos que colocam em risco as pessoas manuseiam este tipo de material. Os resíduos perigosos apresentam inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade.
  • Classe II A: São aqueles que não apresentam corrosividade, toxicidade e inflamabilidade, pois não possuem tendência para sofrer alguma reação química.
  • Classe II B: Esses resíduos não possuem características dos resíduos presentes na Classe I, mas, se mostram indiferentes ao ter contato com a água destilada ou deionizada.

Existem outras classificações de resíduos, como por exemplo: resíduos hospitalares, agrícolas, industriais, da construção civil, de varrição, comerciais, domésticos; os do tipo recicláveis e não recicláveis.

Um dos resíduos que são considerados mais POLUENTES para o meio ambiente são os industriais e de construção civíl, por isso, é extremamente necessário a realização da separação correta desse tipo de material. São considerados resíduos industriais todo aquele que resulte de atividades industriais, como por exemplo: metal, fibra, vidros, resíduos alcalinos, dentre outros. O setor da construção civil é responsável pela geração de uma grande quantidade de resíduos da construção e demolição, também chamados de RCDs. A norma define que resíduos da construção civil são os provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, e os resultantes da preparação e da escavação de terrenos.

Para a destinação final é necessário que ocorra a separação dos resíduos recicláveis e reutilizáveis dos não recicláveis. O resíduo sólido reciclável deve ser separado e encaminhado até uma usina de reciclagem, como a BH Recicla, onde será beneficiado para voltar ao processo produtivo, podendo ser transformado em outros produtos. Ou então, podem ser vendidos a outras organizações que os utilizam em seus processos.

Penalidades ambientais:

Caso a empresa não cumpra com o descarte correto dos resíduos, é importante lembrar que existe a Legislação Ambiental que determina quais são as diretrizes para as empresas. A falta da gestão de resíduos sólidos dentro de uma organização pode conduzir a multas elevadas e sanções ambientais. A imagem da empresa fica negativa e com impedimento de novas parcerias comerciais devido à falta de responsabilidade ambiental. Para sanar todas as dúvidas referente a essas penalidades sua empresa pode consultar o nosso setor de Meio Ambiente quanto as diretrizes ambientais.

A gestão de resíduos é uma ótima oportunidade das empresas ganharem dinheiro com a compra e venda de resíduos. Através de uma das ferramentas da gestão, como a coleta seletiva eficiente, permite a separação dos materiais recicláveis de qualidade que podem ser comercializados. Conforme indica o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2018/2019 estima-se que até 2030 o país alcançará uma geração anual de 100 milhões de toneladas. A partir deste dado vimos que é preciso se preocupar quanto à má gestão dos resíduos sólidos por parte das empresas.

Uma das maiores causas dessa questão se deve ao fato dos consumidores estarem mais exigentes quanto aos produtos ecologicamente corretos, ou seja, que degradam menos o meio ambiente. Não apenas o público, como também a legislação ambiental, que tem sido cada vez mais rigorosa às organizações. Uma empresa que apresenta uma boa gestão ambiental tem maior potencial competitivo, além de alinhar a lucratividade e a proteção ambiental no mesmo sentido.

Benefícios do descarte correto:

  • Redução da poluição ambiental: ao se dispor corretamente dos resíduos, evita danos à natureza, como a contaminação do solo, poluição dos lagos e rios, e danos à fauna;
  • Diminuição de gastos com a limpeza urbana: a cidade fica mais limpa e é exigido menos investimento com a limpeza, sobrando mais recursos para investimentos em outros setores;
  • Aumento da vida útil dos aterros: com a destinação correta dos resíduos recicláveis, os aterros receberão menos lixo, ampliando sua vida útil;
  • Melhoria na economia: quanto mais soluções para reaproveitamento de resíduos sólidos, mais diversificamos a economia e trazemos crescimento ao país;
  • Minimização dos riscos de doenças: a destinação do lixo é também uma questão de saúde pública. A disposição correta de resíduos minimiza as chances de proliferação de vetores e doenças. Além disso, também reduz-se as causas do efeito estufa;
  • Grana extra: com a venda da sucata da sua empresa você consegue ter um dinheiro para ajudar ainda mais o seu negócio;

Além disso, a BH Recicla te auxilia na emissão de toda documentação ambiental necessária e emitimos o CDF (Certificado de Destinação Final).

Você só TEM A GANHAR com o descarte dos resíduos da sua empresa. Além de estar em dia com a Legislação Ambiental, você libera espaço em sua empresa e ganha um dinheiro extra para o seu negócio. 

Venha fechar negócio com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMO 1

Declara para todos os fins legais que o objeto desta coleta pertencente única e exclusivamente a você, DOADOR, na qual expressa estar sob sua total responsabilidade a comprovação da origem do objeto, bem como estar livre de quaisquer ônus ou litígios

TERMO 2