Quem usa impressoras no dia a dia sabe que cartuchos e toners nem sempre são baratos. Por isso, a opção de recarregá-los é interessante e mais econômica. Mas, e quando a vida útil desses materiais chega ao fim? Você sabe como fazer o descarte de cartuchos e toners corretamente?
Cartuchos e toners são itens que têm plástico e metal em sua composição.
Porém, possuem também elementos químicos de potencial tóxico, então não podem ser descartados junto ao lixo comum e nem enviados para cooperativas tradicionais de reciclagem.
É necessário um processo mais rigoroso quanto à eliminação desse tipo de resíduo!
Sabemos que as impressoras são muito usadas sobretudo em escritórios, onde se realiza um grande volume de impressões diariamente. Em casa, a quantidade de impressões pode ser menor, mas não é inexistente, certo?
Pensando nisso, preparamos este post para você aprender qual é o destino ecologicamente correto para os cartuchos de impressora, já parou para pensar nisso?
Continue a leitura!
Descarte de cartuchos e toners: no lixo comum não!
Você sabia que resíduos de tinta líquida ou em pó podem contaminar o meio ambiente?
Além disso, caso cartuchos e toners sejam incinerados, eles podem liberar uma fumaça tóxica devido a componentes como acrilato, carbono com estireno e resina de poliéster.
Sendo assim, há grande risco de danos às plantas, aos animais e inclusive aos seres humanos. É por essa razão que tais itens não devem ser jogados junto ao lixo comum que você gera em casa ou na sua empresa.
Os riscos de se fazer descarte de cartuchos e toners de modo incorreto
Os cartuchos e toners são compostos por elementos poluentes, como corantes tóxicos e carbono, além do plástico. Esses componentes não são biodegradáveis, ou seja, permanecem no nosso planeta por centenas de anos.
Se pensamos que o tempo de produção dos itens eletrônicos é menor que o tempo de decomposição, podemos imaginar um cenário de acúmulo de resíduos provenientes desses materiais.
Por isso é tão importante se atentar à destinação ideal, e nós estamos aqui para te orientar quanto a essa questão!
O que acontece em caso de descarte indevido de cartuchos e toners é a absorção da tinta pelo solo e pela água, causando uma poluição duradoura.
E a contaminação do lençol freático (ou água subterrânea) gera consequências na qualidade da água consumida pelos humanos.
É importante mencionar que apenas um quarto da tinta do cartucho possui corante. Isso significa que a tinta vem acompanhada de outros componentes que exercem diversas funções na hora da impressão.
Portanto, a destinação equivocada desse material ao lixo comum pode ser nociva à natureza devido aos seus elementos químicos e plásticos.
Curioso, não?
Esse é mais um motivo para fazer o descarte de cartuchos e toners de forma adequada!
Bom, já entendemos que o destino final desses materiais não é o lixo comum, então, o que fazer com eles?
Afinal, qual o destino correto desses resíduos?
Inicialmente, recomendamos que seja feita a recarga do produto, o que garante sua reutilização, mas sabemos que essa possibilidade é limitada.
Nesse caso, quando o cartucho for totalmente inutilizado e o descarte se tornar necessário, algumas considerações devem ser feitas.
Existe a possibilidade de que os cartuchos e toners sejam enviados para a reciclagem tradicional. Basta embalá-los em um jornal para evitar o vazamento de tinta e destiná-los à lixeira vermelha, referente ao lixo plástico.
Apesar disso, a reciclagem de cartuchos e toners é uma opção que não leva em consideração os demais componentes que já mencionamos.
Logo, isso não garante que todos os seus elementos sejam devidamente reciclados sem danos colaterais ao meio ambiente, fazendo com a reciclagem não seja a opção mais viável.
Por outro lado, há uma outra alternativa determinada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que indica que materiais eletrônicos que não possuem mais condições de uso podem ser enviados de volta ao fabricante.
O decreto que estipula a logística reversa para eletrônicos evita que o descarte de cartuchos e toners seja feito de modo inadequado. Muito apropriado, não!?
Adotando esta medida, além de estarem de acordo com a lei, as empresas atestam perante a sociedade que fazem uso de práticas mais ecológicas e tornam-se marcas sustentáveis, de fato.
Ainda tem dúvidas sobre o descarte de cartuchos e toners? Saiba que a BH Recicla pode te ajudar!
Temos a solução ideal para a destinação de resíduos eletrônicos e contamos com transporte, descontaminação e destinação final adequada.
Tudo feito com transparência e em conformidade com a Legislação Ambiental.
Precisa descartar? Conte com a BH Recicla!
Como empresa de coleta de sucata que está há anos no mercado, conhecemos bem os riscos que componentes químicos apresentam.
Nossa empresa está preparada para fazer a separação correta dos materiais e dar a eles o destino mais adequado.
Lembre-se: se você tiver cartuchos e toners vazios na sua casa ou na sua empresa, não jogue-os no lixo! Ligue para o fabricante ou chame a BH Recicla!
Nós desmobilizamos os cartuchos e toners para que cada componente seja destinado à reciclagem ou ao tratamento, impedindo que qualquer resíduo tóxico prejudique o meio ambiente.
Realizamos esse serviço por meio da Coleta Tarifada, isso quer dizer que nós buscamos o material na sua casa!
Também oferecemos outros serviços além da coleta de eletrônicos e sucata metálica, como a destruição segura de documentos e a coleta e descontaminação de lâmpadas fluorescentes.
Ficou interessado? Entre em contato, informe-se sobre os valores referentes a esse serviço e solicite a avaliação para o descarte de cartuchos e toners com a BH Recicla!
Agora que você já sabe como fazer o descarte dos cartuchos de impressora, que tal aprender sobre reciclagem de papel?