Faxina de fim de ano: prepare-se para limpar a sua casa


Imagem destaque deste post

O fim do ano é um momento de muita expectativa e confraternizações, por isso, a melhor forma de fechar este ciclo com chave de ouro e se preparar para o que vai começar é com uma boa faxina de fim de ano.

Essa limpeza é muito importante para nos desfazer de coisas que acumulamos ao longo do ano sem nem perceber, para liberar espaço na nossa casa, para limpar cantinhos que normalmente não alcançamos e se organizar para o próximo ano.

Precisa de uma mãozinha para se organizar? Continue no texto que vamos dar 8 dicas valiosas para realizar a faxina de fim de ano e no fim, descubra como a BH Recicla pode te ajudar com isso.

Passo a passo para realizar a faxina de fim de ano

Dar uma faxina completa e organizar a casa toda pode ser desafiador, mas para alguns isso é quase um ritual, imprescindível para começar o ano novo bem.

Para te ajudar nesta tarefa, vamos listar 8 dicas importantes para realizar a faxina de fim de ano.

1º passo: se prepare!

O primeiro passo a fazer é se preparar. É interessante que você faça uma lista com tudo o que precisa limpar, você pode dividir esta lista por cômodos.

Feita a lista, é interessante que você defina na sua rotina quando irá limpar cada coisa, você pode, por exemplo, limpar um cômodo por dia.

Outra lista importante a se fazer é a dos produtos de limpeza que irá usar na faxina de fim de ano, anote todos e reponha os que forem necessários, assim, na hora de limpar a casa você não irá se deparar com nenhum imprevisto.

2º passo: desapegue!

Ao longo do tempo vamos acumulando coisas sem nem perceber, muitas vezes itens que nem usamos mais, mas que podem ser úteis para outra pessoa, como roupas, sapatos, cobertores, livros ou até mesmo algum aparelho eletrônico.

Por isso, **faça uma busca por itens que podem ir para [doação](https://blog.bemglo.com/doacao-no-fim-de-ano/) ou até mesmo que precisem ser descartados**, como papéis antigos, caixas, itens estragados, dentre outros.

Este passo é um dos mais importantes da faxina do fim de ano, pois assim você estará se desapegando do que não precisa mais e liberando espaço para o novo ano que se inicia.

3º Passo: limpe e organize o interior dos móveis

Depois da busca por itens que serão doados ou descartados, agora você pode tirar tudo de dentro dos móveis e dar aquela limpeza geral! Tire toda a poeira e passe pano em cada cantinho, não deixe nada de fora!

Neste item você pode aproveitar para limpar a geladeira, o freezer, o micro-ondas, fogões ou interior de qualquer outro móvel que você tenha.

Após limpar tudo, agora é hora de encarnar a guru de organização Marie Kondo e guardar todos os itens em seus respectivos armários, estantes e gavetas.

Não se esqueça de organizar papéis, roupas, calçados, livros, joias, brinquedos, acessórios, itens de cozinha, mantimentos, produtos de limpeza e tudo mais que você tenha em casa.

Neste passo você pode inclusive mudar os móveis de lugar, redecorar a casa ou trocar o lugar de guardar alguns itens.

4º Passo: faxina de fim de ano - faça uma busca por itens que precisem de reparo

Ao longo do ano pode ser que alguma tomada estragou, o papel de parede rasgou, a tintura da parede está suja ou até mesmo que lâmpadas precisem ser trocadas.

Antes de começar a faxinar os cômodos é importante verificar se não existem itens que necessitam de um reparo. Além disso, procure por itens sem pilhas ou bateria e veja o que precisa ser trocado.

5º Passo: comece tirando poeira

Agora sim, vamos à faxina de fim de ano!

Comece tirando poeira com um pano úmido, você também pode usar lutra-móveis se preferir. Certifique-se de não esquecer os cantinhos, frestas, objetos decorativos, lustres e locais mais altos.

Neste item você pode aproveitar para limpar ventiladores, ar-condicionados, aspiradores de pó, dentre outros.

6º Passo: limpe as paredes e janelas

Para limpar as paredes é importante que você consulte o produto de limpeza adequado para o seu tipo de revestimento.

Se tratando dos azulejos de cozinhas e banheiros o vinagre branco pode ser um grande aliado.

Não se esqueça das janelas! Limpe por dentro, por fora e não esqueça de lavar as cortinas ou persianas.

7º Passo: chegou a hora dos estofados

Os itens estofados juntam muita poeira ao longo do tempo, por isso é importante limpar sofás, poltronas e capas de almofadas.

Além disso, não se esqueça dos tapetes, carpetes, protetores de travesseiros, saias de camas e toalhas de mesa.

8º Passo: finalize limpando o chão

Para terminar a faxina de fim de ano com louvor só falta agora a limpeza do chão. Não esqueça de verificar o produto adequado para a limpeza do seu piso.

Aqui você pode encerar pisos de taco, madeira, ou até de pedra. Se for o caso, não se esqueça de limpar bem o piso das áreas externas.

Como a BH Recicla pode te ajudar com a faxina de fim de ano

Lembra do 2º passo, no qual você separa os itens que irão para doação e quais precisam ser descartados? Já pensou em como irá realizar o descarte deles?

A BH Recicla é uma empresa que oferece soluções práticas para o descarte dos mais variados itens, confira nossos serviços:

Coleta gratuita de sucata metálica e eletrônica

Nós coletamos gratuitamente no conforto do seu lar qualquer equipamento eletrônico inutilizado, como máquinas de lavar, televisores, celulares, cabos, etc.

Além disso, também coletamos sucata metálica como bicicletas velhas, rodas ou qualquer outro item metálico que você precise descartar.

Coleta tarifada

Como muitos bairros não têm acesso à coleta seletiva, nós disponibilizamos o serviço de coleta tarifada de resíduos, sempre realizando um orçamento justo.

Aqui nós recolhemos plástico, papel, papelão, vidro e até CD’s, DVD’s e VHS’s. Se você tem documentos que precisa descartar, fique sabendo que nós oferecemos garantia segura de descaracterização do material.

Todo material coletado por nós, será destinado para a reciclagem, recebendo um tratamento ecologicamente correto.

Viu como a faxina de fim de ano fica muito mais fácil com a BH Recicla? Entre contato conosco e solicite a sua coleta.

Gostou deste texto? Continue no nosso blog para mais dicas de organização!


Gostou?

Que tal compartilhar este artigo?

Facebook icon

Receba nossas notícias na sua caixa de emails!

Se inscreva abaixo para receber emails periódicos com conteúdos relevantes sobre sustentabilidade e a cidade ;)

Deixe seu comentário :)