BH Recicla

Cozinha organizada em 4 dicas práticas

Uma cozinha organizada é a alma da casa, não é mesmo? Esse ambiente precisa sempre estar bem-arrumado para ser funcional e atender às necessidades de toda a família.

Por isso, é importante pensar muito bem na disposição dos eletrodomésticos, dos móveis e dos utensílios para ajudar a fazer desse ambiente um local agradável e que seja propício ao convívio de todos da casa.

Você quer saber como tornar o seu lar mais prático e agradável? Separamos 5 dicas simples!

Confira.

Cozinha organizada em 4 dicas certeiras!

Você vai concordar quando dizemos que um ambiente organizado é mais agradável, nos dá uma motivação extra para realizar as tarefas do dia a dia e faz bem, inclusive para a saúde mental.

É natural sentir prazer ao estar em um ambiente organizado, não só pela questão estética mas também porque remete à higiene. E como a cozinha é o cômodo no qual nós realizamos as refeições, isso é ainda mais importante.

Uma cozinha organizada também é mais prática, o que facilita a nossa vida, especialmente se você tem uma rotina corrida.

Para conquistar um espaço assim, veja, a seguir, nossas dicas:

1. Procure posicionar as três principais áreas da cozinha em um layout triangular

Posicionar a cuba, o fogão e a geladeira em layout triangular proporciona funcionalidade, agilidade e eficiência no uso deste espaço.

Estas três áreas são necessárias durante todo o momento de preparo dos alimentos, por isso é importante ter acesso rápido e fácil aos três principais pontos de uma cozinha.

2. Tenha um ponto de apoio entre as principais áreas de interesse

Entre a cuba e o fogão, por exemplo, os utensílios utilizados com maior frequência podem ser organizados na vertical em aramados ou mesmo aproveitando alguns pontos específicos da bancada de apoio, desde que isso não sobrecarregue este espaço.

Esta ideia mantém agilidade no manuseio destes itens e deixa o acesso rápido e fácil.

3. Use aramados para lidar com a falta de espaço

Invista em aramados versáteis, de qualidade e que possam ser montados de acordo com a sua necessidade. Eles economizam espaço, são fáceis de organizar e ainda ficam super charmosos.

4. Aproveite os espaços dos armários

Outra dica é apostar em armários. Não para esconder a bagunça, mas para deixar tudo organizado! Nas prateleiras superiores, que geralmente são mais rasas, organize copos, taças, pratos e xícaras.

Se necessário, utilize organizadores para otimizar espaços e garantir a segurança na hora de manusear estes itens. Opte por acomodar os artigos utilizados com maior frequência na altura dos olhos, os demais podem ficar na parte superior.

Já os armários inferiores, que geralmente são mais profundos, têm um ótimo espaço para guardar panelas, tabuleiros e itens maiores e mais pesados.

Aproveite também os espaços dos gavetões para organizar vasilhas, potes e tampas.

Cozinha organizada e sustentável

Ter uma cozinha organizada é ótimo, mas ter uma cozinha organizada e sustentável é ainda melhor!

Nós entendemos como pode ser difícil mudar hábitos que já estão enraizados há tanto tempo. Mas, pelo bem do meio ambiente, desafiamos você a sair um pouquinho da sua zona de conforto e adotar pelo menos uma mudança de hábito relacionada a este cômodo, topa?

Você pode, por exemplo, começar trocando a esponja comum pela bucha vegetal. As esponjas de cozinha são feitas por uma mistura de plásticos, o que dificulta muito a sua reciclagem, de modo que o seu destino acaba sendo o lixo comum.

Além disso, a esponja foi eleita por microbiologistas como um dos itens mais sujos da casa, ganhando inclusive do vaso sanitário. Isso porque elas acumulam 680 milhões de fungos e bactérias em 15 dias.

Impressionante, e nojento, não é mesmo?

E em relação ao descarte de lixo, lembre-se sempre dos 3 R’s da sustentabilidade:

  1. reduzir,
  2. reutilizar e
  3. reciclar.

Portanto, compre apenas o necessário e fuja de itens com mil embalagens de plástico. Corra, sempre que possível, dos produtos descartáveis e prefira os reutilizáveis. E, por fim, mas não menos importante, recicle os resíduos que gerar.

Para reciclar o seu lixo você precisa separá-lo e descartá-lo com a coleta seletiva. Se esse serviço não estiver disponível no seu bairro você pode descartar em pontos de coleta ou combinar com um catador pelo aplicativo Cataki.

Ah, e não pense que o lixo orgânico pode ir para uma lata qualquer! Uma ótima forma de reutilizá-lo é com uma composteira. Você ainda pode lucrar vendendo todo o abudo produzido ou utilizar nas suas plantas.

Em uma cozinha sustentável também não existe desperdício de alimentos. Por isso, compre apenas o que você precisar, congele alimentos que sobraram e abuse da criatividade para utilizar ingredientes que estão perto do prazo de validade.

Por fim, uma medida importante para quem quer ter uma cozinha sustentável é investir em produtos de limpeza naturais.

Eles agridem menos o meio ambiente, rendem mais e ainda deixam a sua cozinha com aquele cheirinho de limpeza que todo mundo gosta.

Cozinha sustentável? A BH Recicla pode te ajudar!

Ter uma cozinha organizada e sustentável pode ser muito mais fácil se você contar com a ajuda de uma empresa especialista no assunto!

A BH Recicla oferece soluções inteligentes e ecologicamente correta para o descarte de resíduos. Nós realizamos coleta de sucata eletrônica, sucata metálica, papéis, metais, vidros, mídias e plásticos.

E o melhor: no ato da solicitação da coleta, você pode comprar kits da Positiv.a, uma marca de produtos de limpeza e cosméticos orgânicos.

Cuide da sua cozinha, casa e corpo sem agredir o meio ambiente.

Solicite o catálogo de produtos da Positiv.a à nossa equipe, compre seus produtos naturais e receba-os no ato da Coleta Gratuita.

Solicite aqui.

Gostou da ideia? Então, não pare por aqui! Leia o nosso artigo Descarte de lixo correto: conheça os serviços da BH Recicla.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMO 1

Declara para todos os fins legais que o objeto desta coleta pertencente única e exclusivamente a você, DOADOR, na qual expressa estar sob sua total responsabilidade a comprovação da origem do objeto, bem como estar livre de quaisquer ônus ou litígios

TERMO 2