BH Recicla

Sucata eletrônica: o que é e como descartar corretamente

SERVIÇO DA COLETA GRÁTIS DESCONTINUADO EM OUTUBRO DE 2023

Você sabia que anualmente são gerados 40 milhões de toneladas de sucata eletrônica no mundo? É o que diz o relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Somente aqui no Brasil são mais de 1,5 milhão de toneladas por ano. Um número que coloca o país como líder na produção de sucata eletrônica na América Latina e 7º lugar no ranking mundial.

É ou não é muito lixo? O pior é que somente 3% de todo esse volume é coletado para ser reciclado ou descartado da maneira adequada.

Para te contextualizar sobre o quanto isso é grave, preparamos essa leitura. Queremos que fique claro o que é uma sucata eletrônica para começo de conversa, que tipos existem e o que fazer quando é hora de jogar fora.

Vamos lá?

O que é sucata eletrônica?

A sucata eletrônica também é conhecida como lixo eletrônico, lixo eletroeletrônico, e-waste, e-lixo ou até mesmo eletronic waste.

Mas, afinal, o que compõe essa sucata?

Todo o conjunto de eletrodomésticos, computadores, televisores, celulares, entre outros, estragados, obsoletos ou quebrados.

É isso mesmo. Sabe aquele computador antigo abandonado pelos cantos da sua casa, escritório ou comércio? Ele é apenas um dos tipos de sucata eletrônica.

Quer saber quais são os outros? Siga nos acompanhando!

Tipos de sucata eletrônica

Os tipos de sucata eletrônica são definidos de acordo com a similaridade dos materiais eletrônicos de cada categoria.

Para ficar mais claro, separamos as principais a seguir.

Eletrodomésticos

O nome dessa categoria, por si só, já carrega uma penca de equipamentos. Estamos falando de geladeiras, fogões, micro-ondas, fornos, máquinas de lavar, liquidificadores e quase tudo que você enxerga pela sua casa.

Equipamentos de informática

Aqui entram os computadores, teclados, mouses, notebooks, fones e monitores. Uma curiosidade dessa categoria é que nem toda a reciclagem de um computador pode ser feita no Brasil.

Celulares e tablets

Talvez este seja o tipo de sucata eletrônica mais presente nos lares e escritórios brasileiros.

São mais de 230 milhões de smartphones em uso, mas imagina o que já parou de funcionar ou foi deixado de lado? Especialmente, quando sabemos que o brasileiro troca de aparelho, em média, de dois em dois anos?

É ou não é muito celular para a gente encaixar nessa categoria, hein?

Equipamentos de lazer

Essa categoria engloba a sucata eletrônica que já te proporcionou bons momentos de lazer e entretenimento. É o caso dos videogames, karaokês, kindles, entre outros.

Outros tipos

Outros tipos de eletrônicos envolvem ferramentas elétricas e eletrônicas em geral, como furadeiras e afins, e fios e cabos.

Ainda, temos o grupo das pilhas e baterias, e o das lâmpadas. Também é possível pensar na sucata eletrônica relacionada às telecomunicações, como TVs, câmeras, filmadoras e equipamentos de áudio e som.

Seja qual for o tipo, uma coisa é certa. O brasileiro ainda tem muita dificuldade em direcionar o que está em desuso para o descarte responsável.

Pensando nisso, resolvemos te dar uma mãozinha sobre o que fazer com aquele equipamento que já não lhe é mais útil.

Confira!

Tenho sucata eletrônica parada na minha casa, o que fazer?

Arriscamos dizer que essa é uma realidade de todos os brasileiros. Todo mundo tem uma sucata eletrônica inutilizada, nem que seja um emaranhado de cabos esquecidos na caixa ou na gaveta.

Além de ocupar um espaço na casa ou escritório, é uma sucata que está sendo impedida de retornar ao ciclo produtivo.

Quer resolver isso? Veja nosso passo a passo de como proceder na hora de descartar a sucata.

1. Junte tudo

Recolha todo e qualquer equipamento eletrônico que se encaixa no que a gente falou até agora. Eletrodomésticos, pilhas, baterias, lâmpadas, cabos, equipamentos em geral. Vai que é tua!

2. Faça uma triagem

A sucata pode ser reutilizada? Sim? Uma opção é retomar o uso ou encaminhar o item para doação e fazer a diferença na vida de alguém. Outra, é até mesmo pensar em vendê-lo.

Agora, se a reutilização não for possível, é hora de proceder para o descarte correto.

3. Descarte corretamente

Falamos em descarte correto, pois a sucata eletrônica é composta basicamente por materiais poliméricos e metálicos.

Em outras palavras, isso significa que é constituída por metais pesados, como mercúrio, chumbo, cádmio e arsênio, entre outros componentes. Metais tóxicos para o ser humano e animais.

Ou seja, se você não descarta sua sucata corretamente, você contribui para danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas.

Isso acontece porque, quando descartado incorretamente, o lixo eletrônico colabora para a impermeabilização do solo, a contaminação de lençóis freáticos e emissão de poluentes no ar.

Acha que isso não tem a ver com você? A própria ONU já alertou para a gravidade da poluição causada pela queima de lixo plástico, outro material presente na sucata eletrônica.

Para não carregar essa culpa, o melhor caminho é o descarte responsável. Procure pontos de coleta de sucata eletrônica ou até mesmo contate o fornecedor do seu equipamento.

Uma alternativa são empresas especializadas no descarte de lixo eletrônico, que trabalham exatamente com essa logística reversa.

Como assim? Trabalham para devolver os materiais da sucata para o ciclo produtivo.

É o caso da BH Recicla. Somos uma empresa de destinação de sucata eletrônica, metálica, informática, máquinas, equipamentos e estruturas industriais.

Buscamos contribuir para o meio-ambiente e te ajudar na tarefa de descartar sua sucata corretamente. Tudo isso de acordo com as normas ambientais vigentes.

Também sabemos que o dia-a-dia é corrido e por isso oferecemos a coleta gratuita do lixo eletrônico, indo até sua casa ou escritório.

Basta reunir a sucata eletrônica que será coletada e entrar em contato com a gente. Feito isso, é só agendar sua coleta grátis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMO 1

Declara para todos os fins legais que o objeto desta coleta pertencente única e exclusivamente a você, DOADOR, na qual expressa estar sob sua total responsabilidade a comprovação da origem do objeto, bem como estar livre de quaisquer ônus ou litígios

TERMO 2