Vai comer fora? Dicas para gerar menos lixo no dia a dia


Imagem destaque deste post

Você sente que em casa é mais fácil levar uma vida “verde”? Quem almoça fora tende a enfrentar mais dificuldades para reduzir a geração de lixo, mas é possível.

Mudar hábitos requer comprometimento e até disposição para encarar olhares curiosos de quem nunca viu outra pessoa tirar da mochila um kit reutilizável. Mas, pelo planeta, o empenho vale a pena e, neste post, temos dicas que podem ajudar você nessa missão. Acompanhe!

O que acontece quando comemos fora?

Comer fora é algo comum em nossa sociedade. Tão comum que nem sempre percebemos a quantidade de materiais que utilizamos todos os dias, em um simples almoço, por exemplo.

Para as bebidas, lá se vão alguns copos plásticos por semana. Sem falar de quando, depois da sobremesa, a decisão é por comprar uma garrafinha de água para matar a sede.

Em algumas ocasiões, os talheres também são de plástico. E há ainda aqueles dias em que embalagens são solicitadas para levar o que sobrou da comida para aproveitar em outra refeição, em casa.

Caso queira, faça um breve exercício e pense em quantos itens descartáveis você usou ao longo desta semana porque comer fora é algo que faz parte de sua rotina.

Por que tentar gerar menos lixo?

Para muitas pessoas, comer fora é uma realidade diária. Durante a semana, acontece por causa do trabalho e, nos finais de semana, para não gastar tempo na cozinha. E tudo bem!

Acontece que aquilo o que contraria o que é comum, por vezes, parece demandar muito esforço. É por isso que muita gente vive de pensar que “só mais um dia gerando lixo não vai fazer tanta diferença”, mas faz.

Se você reparou bem, os descartáveis que mencionamos anteriormente são plásticos. É claro que há outros, como latinhas (alumínio) e outros tipos de embalagem (isopor ou papelão), por exemplo.

Como contamos no post Tudo sobre reciclagem: plástico, os oceanos recebem anualmente 25 toneladas de lixo e a metade é de resíduos plásticos. Damos destaque a este material também por ser amplamente utilizado em nossas rotinas, mas tenha atenção a tudo o que você pode mudar para ajudar o meio ambiente!

Como gerar menos lixo comendo fora?

É certo que não vamos “impor” aqui que você precisa parar de comer fora. Optar pela famosa marmita tem benefícios como gerar economia, reduzir o desperdício e até melhorar a saúde. Mas nosso objetivo hoje é apresentar dicas de como gerar menos lixo comendo fora. Veja só:

Quando comemos fora, por vezes, desperdiçamos comida. Você sabia que isso também é ruim para o meio ambiente? Leia a respeito e conheça mais um motivo (além da fome alheia) para evitar o desperdício.


Gostou?

Que tal compartilhar este artigo?

Facebook icon

Receba nossas notícias na sua caixa de emails!

Se inscreva abaixo para receber emails periódicos com conteúdos relevantes sobre sustentabilidade e a cidade ;)

Deixe seu comentário :)