BH Recicla

Impermeabilização do solo: entenda esse problema

Você já ouviu falar em impermeabilização do solo? O processo é bastante comum e faz parte do contínuo processo de crescimento urbano que vivemos. Ainda que seja entendido como necessário, é também um problema.

Para esclarecer isso, que tal mergulhar nesta leitura? Preparamos um material explicando o que é o processo em si, por quais motivos ele ocorre, que problemas ele traz e como podemos lidar com isso tudo.

No fim das contas, nosso grande objetivo por aqui é estimular a reflexão e conscientização sobre os recursos do nosso planeta. Queremos garantir um desenvolvimento cada vez mais sustentável.

Vamos lá?

O que é impermeabilização do solo, afinal?

impermeabilização do solo detalhes

A impermeabilização do solo é a perda ou retirada da capacidade do solo de absorver água. Como assim?

Pense que, antes da urbanização, tudo era basicamente terra ou vegetação. À medida que fomos ocupando os centros urbanos, novas necessidades foram surgindo.

É o caso de um processo de asfaltamento, do calçamento de uma rua, da pavimentação de uma calçada. Até da cobertura do solo para construções como casas e prédios.

conheça a impermeabilização do solo

Quando isso acontece, seja com o cimento ou outro material, dizemos que o solo urbano foi impermeabilizado.

Até aqui, está tudo bem. Afinal, essa impermeabilização do solo faz parte da vida urbana e nos proporciona facilidade de acesso e melhoria na qualidade das edificações, por exemplo.

Entretanto, como falamos lá em cima, esse processo impede ou diminui a capacidade da água infiltrar no solo. É exatamente por conta disso que a impermeabilização do solo também é um problema.

Quer saber como? Siga nos acompanhando!

Porque a impermeabilização é um problema?

Você já viu que a impermeabilização do solo é necessária em muitas ocasiões. Contudo, quando o processo acontece em excesso ou sem qualquer ação de contrapartida, as consequências podem ser fatais.

Para começo de conversa, em uma área de florestas, a infiltração de água no solo gira em torno de 80% a 90%. Em uma área residencial, com a impermeabilização do solo parcial, esse número cai pela metade.

E estamos falando de uma área de residências que conta com um bom pedaço de solo livre, viu?

Já no caso de grandes centros urbanos, com impermeabilização do solo quase que total, a capacidade de absorção de água não passa de 10%.

Mas, por que esses números são tão preocupantes? Basta lembrar de um dos fenômenos que mais conhecemos: a chuva!

Quando a chuva cai, a água que chega às ruas precisa ter para onde ir.

Em um primeiro momento, você pode até pensar nos bueiros. Porém, esse sistema não é o suficiente em chuvas de maior intensidade, que causam enchentes e inundações.

Uma alternativa natural para os bueiros é exatamente a terra ou vegetação. Contudo, com a impermeabilização do solo, essa também deixa de ser uma solução viável.

Pelo contrário, muitas vezes, essa impermeabilização até acelera o escoamento de grandes volumes de água para regiões mais baixas na cidade.

Em Belo Horizonte, por exemplo, existe uma lista exatamente com esses pontos de alagamento. A cidade já sofreu bastante com as chuvas torrenciais que, com certeza, foram agravadas pelo nível de impermeabilização do solo.

Vale destacar que essa situação só piora com a ação humana, considerando que muitos ainda jogam lixo na rua. Quando fazemos isso, contribuímos para o entupimento dos já citados bueiros.

E o que podemos fazer para contribuir positivamente com esses cenários que o solo não consegue absorver a água da chuva?

Uma boa maneira é contar com a ajuda da própria terra (solo) e as plantas.

Lembre-se de que eram elas que estavam ocupando o lugar do concreto antes da impermeabilização do solo.

São elas também que são capazes de minimizar ou até impedir o acúmulo de água que acaba por transformar ruas em rios, carregar carros e até vitimar seres vivos.

E o que mais pode ser feito? É disso que falaremos a seguir.

Como lidar com a impermeabilização do solo?

Até aqui, vimos como a impermeabilização do solo prejudica a absorção de água da chuva. Mas, também vimos como ela viabilizou o progresso e o crescimento dos centros urbanos.

Pensando nisso, impedir que a impermeabilização do solo ocorra não parece ser uma solução viável para suas consequências negativas. Mais do que isso, é difícil até imaginar isso acontecendo na prática. Imagine o que seriam das cidades!

solo não impermeabilizado

Felizmente, há formas mais simples de lidar com a impermeabilização do solo e evitar seus problemas. Quais?

Nas cidades, de um modo geral, é importante que canteiros e outras áreas de vegetação sejam mantidos. Estamos falando das árvores e arbustos.

Contudo, sabemos que a cidade não para e obras como ampliação de vias e pavimentações ocorrem eventualmente. Dessa maneira, esse controle urbano sai um pouco do alcance da população em geral.

Assim sendo, é importante que você seja ativo na manutenção dos espaços que tem mais autonomia e controle. É o caso do seu jardim, das plantas da casa, do pátio do prédio, da varanda, da sua vizinhança como um todo.

É claro que a terra sozinha não tem um poder de absorção tão forte, mas a ideia é fazer o possível para contar com a ajuda da vegetação.

Tenha em mente que tudo aquilo que é absorvido não chega às ruas e calçadas em busca de um bueiro. Mais ainda, não promove enchentes, inundações, alagamentos, mortes e destruição do espaço urbano.

Por isso, cada vasinho de flor que pega água da chuva conta!

Para muito além de diminuir os impactos da impermeabilização do solo, você contribui para ajudar cada vez mais na manutenção do meio-ambiente.

Agora que você já compreendeu o processo de impermeabilização do solo e como ele também ajuda o desenvolvimento das cidades, que tal ficar por dentro do conceito de Smart City?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMO 1

Declara para todos os fins legais que o objeto desta coleta pertencente única e exclusivamente a você, DOADOR, na qual expressa estar sob sua total responsabilidade a comprovação da origem do objeto, bem como estar livre de quaisquer ônus ou litígios

TERMO 2

Falar com a BH Recic
A BH Recicla te ajuda! #sustentabilidade
Olá 👋
Podemos te ajudar?