BH Recicla

dicas-para-diminuir-a-produção-de-lixo-eletronico

4 dicas para diminuir a geração de lixo eletrônico

Tem um computador velho parado no escritório? Ou um secador de cabelo que não é usado há tempos? Saiba o que fazer com eles e confira nossas dicas para diminuir a geração de lixo eletrônico!

Antes de a gente começar, você pode estar se perguntando: por que me preocupar com o lixo que produzo?

Um bom motivo é que ele vai para algum lugar – e nem sempre é descartado corretamente!

Geralmente, a sucata vai para lixões a céu aberto e aterros sanitários, ambos responsáveis por problemas ambientais e de saúde pública. Na sua casa ou escritório, ele fica ali, parado, inutilizando um espaço.

Mas não precisa ser assim!

Neste blog post, daremos quatro dicas para diminuir a geração de lixo eletrônico, que vão te ajudar a repensar o consumo desses equipamentos e, ainda, ajudar o planeta.

Acompanhe!

4 dicas para diminuir a geração de lixo eletrônico

As dicas para diminuir a geração de lixo eletrônico envolvem a compra inteligente, o cuidado, o desapego e o descarte consciente.

Vamos lá?

1. Faça compras inteligentes!

Muitos dos equipamentos parados resultam de compras por impulso.

Sabe aquela promoção imperdível? Às vezes ela acaba te rendendo um equipamento que você nunca nem tirou da caixa e ainda ocupa sua gaveta.

E aquele eletrodoméstico que você realmente precisava, mas nem parou para avaliar a qualidade antes de comprar?

Ou um monitor que você comprou desatento e que não atende as especificações que o escritório precisa? E pior… você só descobriu isso depois do prazo de troca.

Já deu para perceber que essa falta de avaliação prévia do que será comprado pode te custar caro – e muito!

Isso quer dizer que não estamos falando só do dinheiro não, viu?

Não otimizar suas compras é uma questão de consumo inconsciente, lixo eletrônico acumulado, espaço físico desperdiçado e consequências ambientais.

Para contornar isso, faça compras inteligentes. Avalie bem cada produto antes de pagar por ele e levá-lo para casa.

Será que você realmente precisa de um TV maior ou do modelo de última geração? Será que esse equipamento eletrônico de fato atende sua empresa? Ou, ainda, será que este é o melhor custo-benefício? Às vezes, pagar um pouquinho mais caro te permite ter um item com vida útil maior.

Entendeu a ideia? Você também pode aplicá-la ao analisar se é interessante comprar apenas um aparelho com múltiplas funções, ao invés de vários eletrônicos diferentes.

Seja qual for a compra, considere esta dica para diminuir a geração de lixo eletrônico. Atente-se sempre às suas reais necessidades.

2. Cuide bem dos seus equipamentos eletrônicos

Seguindo com as dicas para diminuir a geração de lixo eletrônico, que tal cuidar do que você já tem? Fazendo isso, você garante o bom uso do equipamento, reduz a necessidade de reparos e de novas aquisições.

Preservando seu notebook, você evita a necessidade de trocar a tela, por exemplo. E ainda não se depara com uma nova despesa no mês.

Agora, que tal aplicar essa ideia sempre, quer você esteja com o “cofrinho” cheio ou não? Em vez de gastar com um novo liquidificador por conta de mau uso, você pode investir em um jantar mais elaborado.

Fazendo isso, você desestimula a produção desenfreada de novos equipamentos e, consequentemente, contribui para economizar os recursos do planeta. Ainda, evita que o aparelho antigo e estragado vire lixo, o que pode ser nocivo ao meio ambiente.

3. Doe os eletrônicos em bom estado

Entendemos que existem situações em que você realmente vai precisar comprar uma geladeira nova ou um smartphone melhor. Mas, também pensamos que, em muitos casos, o equipamento substituído ainda pode estar em bom estado para uso.

Pensando nisso, a terceira das dicas para diminuir a geração de lixo eletrônico traz uma nova proposta. Que tal doar?

Afinal, alguém pode precisar do equipamento “velho” e até estar juntando um dinheirinho para comprá-lo. Ou seja, este seria um novo item eletrônico para a conta do planeta.

Entretanto, quando você doa, você ajuda a equilibrar essa conta. Afinal, é bem provável que seu equipamento fosse parar no lixo ou só ocupar um espaço na sua casa.

Por isso, se conhecer alguém interessado, doe! Se não conhece alguém que precise, procure por uma ação social, uma ONG ou uma instituição de caridade.

Gente precisando, sempre tem!

Contudo, se você achar melhor, vale até vender ao invés de doar. Existem plataformas online em que você pode anunciar o produto, encontrar um comprador e evitar que seu antigo eletrônico vá parar no lixo.

Nessa história toda, você, o comprador ou quem recebeu a doação, e até o planeta, sai ganhando!

Dito isso, você está preparado para a última das dicas para diminuir a geração de lixo eletrônico?

4. Faça o descarte correto de seu lixo eletrônico

Sabemos que, mesmo com as dicas anteriores, existem situações das quais não dá para fugir.

Seu equipamento estragou, o conserto não vale a pena, ele não é mais útil, não há quem aceite doação e muito menos compre. Nesses casos, é importante que o descarte do lixo eletrônico seja feito da maneira correta.

Em nosso blog, sempre explicamos que os eletrônicos têm, em sua composição, substâncias químicas. Por conta disso, se descartados junto ao lixo comum, podem contaminar o meio ambiente e prejudicar o solo.

Para te ajudar e evitar que isso aconteça, existem empresas como a BH Recicla.

Trabalhamos com a logística reversa do lixo eletrônico. Isso significa, nada mais nada menos, que contribuímos para devolver o material antes inutilizado para a cadeia produtiva.

Portanto, se você precisa descartar, entre em contato conosco e faça sua solicitação de coleta gratuita!

Uma vez recolhidos, seus equipamentos serão divididos em peças e devidamente reciclados.

Gostou das nossas dicas para diminuir a geração de lixo eletrônico? Embarcando nelas, você fica cada vez mais perto do estilo de vida minimalista. Não deixe de conferir esta leitura também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TERMO 1

Declara para todos os fins legais que o objeto desta coleta pertencente única e exclusivamente a você, DOADOR, na qual expressa estar sob sua total responsabilidade a comprovação da origem do objeto, bem como estar livre de quaisquer ônus ou litígios

TERMO 2